PUBLICIDADE

Mundo

Colômbia reforça controles na fronteira com Venezuela e oferece ajuda

8 fev 2018 - 18h23
(atualizado às 18h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A Colômbia reforçou os controles imigratórios e oferecerá ajuda humanitária a centenas de milhares de venezuelanos que fogem da crise econômica em seu país, afirmou o presidente Juan Manuel Santos nesta quinta-feira.

Juan Manuel Santos concede entrevista
 6/2/2018   REUTERS/Jaime Saldarriaga
Juan Manuel Santos concede entrevista 6/2/2018 REUTERS/Jaime Saldarriaga
Foto: Reuters

O número de venezuelanos que vive na Colômbia aumentou 62 por cento no último semestre de 2017, para mais de 550 mil, segundo a autoridade de imigração. Muitos chegam em extrema pobreza, forçados a dormir nas ruas enquanto tentam juntar dinheiro suficiente para alimentar os filhos.

Santos disse que colocará controles imigratórios mais rigorosos ao longo da fronteira venezuelana, vai suspender temporariamente novos cartões de entrada diária para venezuelanos e colocar mais 2.120 soldados na fronteira compartilhada.

Em entrevista em Cúcuta, cidade fronteiriça de cerca de 670 mil habitantes, Santos afirmou que não vai tolerar crime cometido por imigrantes venezuelanos e que processará qualquer comportamento ilícito.

Ele criará um novo registro de venezuelanos na Colômbia e abrirá um centro com a Organização das Nações Unidas (ONU) para fornecer ajuda humanitária.

A Colômbia estima o custo de 5 dólares por dia para abastecer cada imigrante venezuelano com alimentos e hospedagem. O governo não forneceu números sobre quantos imigrantes apoia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade