PUBLICIDADE

Mundo

Cientistas reunidos em Paris trocarão quilograma por medida mais estável

12 nov 2018 - 13h44
(atualizado às 14h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de anos lidando com um cilindro de metal às vezes poeirento em um subterrâneo nos arredores de Paris que serve como referência global para a massa moderna, cientistas estão atualizando a definição de quilograma.

Balança com ouro na República Democrática do Congo 05/04/2014 REUTERS/Kenny Katombe
Balança com ouro na República Democrática do Congo 05/04/2014 REUTERS/Kenny Katombe
Foto: Reuters

Assim como a redefinição do segundo, em 1967, ajudou a facilitar a comunicação através do mundo por meio de tecnologias como o GPS e a internet, especialistas dizem que a mudança do quilograma será melhor para a tecnologia, o varejo e a saúde - mas provavelmente não mudará muito o preço do peixe.

O quilograma foi definido em 1889 por um pequeno pedaço de platina-irídio guardado em Paris. Todas as medições de massa moderna se referem a ele - dos microgramas de remédios aos quilos de maçãs e peras e às toneladas de aço e cimento.

O problema é que "o protótipo internacional de quilograma" nem sempre tem o mesmo peso. Mesmo dentro de suas três cúpulas de vidro ele fica sujo e empoeirado e é afetado pela atmosfera - e às vezes precisa de uma boa limpeza.

"Vivemos em um mundo moderno. Há poluentes na atmosfera que podem grudar à massa", disse Ian Robinson, especialista do departamento de engenharia, materiais e elétrica do Laboratório Nacional de Física do Reino Unido.

"Então, quando você simplesmente o tira do subterrâneo, ele está ligeiramente sujo. Mas todo o processo de limpeza ou manuseio ou de uso da massa pode mudar sua massa. Então talvez não seja a melhor maneira de definir a massa."

O que se precisa é de algo mais constante. Por isso, ao final de uma reunião de uma semana no Palácio de Versalhes, em Paris, os maiores entusiastas de medições do mundo do Escritório Internacional de Pesos e Medidas votarão na sexta-feira a criação de um "quilograma eletrônico" como a nova referência de medida da massa.

Assim como o metro - antes a medida de uma barra de platina-irídio também guardada na capital francesa - hoje é definida pela velocidade constante da luz no vácuo, o quilograma será definido por um valor fundamental minúsculo, mas imutável, chamado de "constante de Planck".

A nova definição envolve um aparato chamado de balança Kibble, que usa a constante para medir a massa de um objeto empregando uma força eletromagnética medida precisamente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade