PUBLICIDADE

Mundo

Cidade alemã oferece R$ 4,5 milhões a quem provar que ela não existe

Durante 25 anos, os alemães fizeram piadas sobre a existência de Bielefeld, que agora resolveu 'revidar' com uma estratégia de marketing.

22 ago 2019 - 16h15
(atualizado às 16h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Achim Held, responsável pela 'teoria conspiratória' de que Bielenfeld não existe, foi recrutado para campanha de marketing da cidade
Achim Held, responsável pela 'teoria conspiratória' de que Bielenfeld não existe, foi recrutado para campanha de marketing da cidade
Foto: bielefeld-marketing.de / BBC News Brasil

É uma cidade alemã que data do século 9º, com 340 mil moradores, uma universidade e um forte medieval, mas... será que ela existe mesmo?

Bielefeld está oferecendo uma recompensa de 1 milhão de euros (R$ 4,5 milhões) a qualquer pessoa na Alemanha que consiga provar a não existência da cidade, para tentar desconstruir uma lenda urbana a seu respeito que data de 25 anos atrás.

Foi em 1994 que uma postagem divertida, feita pelo estudante Achim Held no fórum Usenet, brincava: "Bielefeld? Não existe nada disso".

A postagem se tornou uma piada muito difundida na Alemanha e, quando veio o boom da internet, viralizou online.

O Usenet, por sua vez, era um sistema antecessor dos atuais fóruns online e virou fonte de muitas teorias da conspiração.

Cidade foi alvo de piada em 1994 que perdurou ao longo dos 25 anos seguintes
Cidade foi alvo de piada em 1994 que perdurou ao longo dos 25 anos seguintes
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Em 2012, até a chanceler (premiê) Angela Merkel fez referência à piada de Bielefeld ao falar em uma cerimônia em Berlim. Ela contou que havia participado de um evento na cidade e acrescentou: "Então, ela realmente existe".

O público deu risada, e Merkel prosseguiu: "Minha impressão é de que eu estive lá... Espero poder voltar outra vez".

A competição

Diante das piadas, a equipe de marketing contratada pelas autoridades de Bielefeld criou um concurso em que alemães adultos têm até 5 de setembro para inscrever provas de que a cidade "não existe".

O site do concurso (em alemão) afirma que são permitidas inscrições em diversos formatos - fotos, vídeos ou texto -, desde que "as pérolas de sabedoria sejam incontroversas".

"Agora, é a nossa vez de nos divertirmos", dizem os organizadores, que recrutaram o próprio Achim Held, autor da piada em 1994, para apoiar o concurso.

Eles afirmam ter "99,99% de certeza de que podemos refutar quaisquer evidências". O prêmio, de 1 milhão de euros, virá de patrocinadores - na eventualidade de haver um vencedor.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade