PUBLICIDADE

Mundo

China tem terceiro surto de peste suína africana

O Ministério não respondeu de forma imediata a um pedido para que comentasse como está agindo para conter o alastramento da peste suína

19 ago 2018 - 11h45
(atualizado às 11h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Agricultura da China disse neste domingo que 88 suínos morreram da peste suína africana na cidade de Lianyungang, no leste do país, no terceiro surto deste mês, quando a doença altamente contagiosa ameaça se espalhar pela maior população de porcos do mundo.

Empregados classificam cortes de carne de porco fresca dentro de uma fábrica de Shuanghui em Zhengzhou, na província de Henan, em 2013; cidade sofreu surto de peste
Empregados classificam cortes de carne de porco fresca dentro de uma fábrica de Shuanghui em Zhengzhou, na província de Henan, em 2013; cidade sofreu surto de peste
Foto: Stringer / Reuters

Um total de 615 suínos foi infectado desde 15 de agosto com a peste em Lianyungang, na província de Jiangsu, onde autoridades proibiram o transporte de suínos, produtos derivados e animais que podem ser infectados com facilidade, disse o Ministério.

Medidas de emergência, incluindo abater e desinfetar animais, contribuíram para controlar de forma "efetiva" o surto no distrito de Haizhou na cidade, declarou o Ministério.

O Ministério não respondeu de forma imediata a um pedido para que comentasse como está agindo para conter o alastramento da peste suína.

Os casos em Jiangsu são o terceiro surto de febre suína africana na China neste mês. A doença, para a qual não há vacina disponível, nunca havia sido detectada no leste da Ásia. Ela não afeta humanos.

Por estrada, Lianyungang está a 1.300 km ao sul de Shenyang, a capital de Liaoning, província onde o primeiro caso da febre na China foi detectado em 3 de agosto.

Um segundo surto foi relatado na quinta-feira a cerca de 600 km de Zhengzhou, capital da província de Henan, no centro do país.

Veja também:

Paraná reforça cuidados para se tornar zona livre de peste suína:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade