PUBLICIDADE

Mundo

China substitui representante em Hong Kong após protestos

Luo Huining terá a missão de tentar frear os atos na região

6 jan 2020 - 11h20
(atualizado às 11h29)
Compartilhar
Exibir comentários

A China decidiu neste final de semana substituir seu representante em Hong Kong. De acordo com a emissora estatal "CCTV", Pequim demitiu Wang Zhimin, que estava no cargo desde 2017, e colocou Luo Huining para assumir a função.

China substitui representante em Hong Kong após protestos
China substitui representante em Hong Kong após protestos
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A imprensa do país asiático informou que Zhimin foi demitido do cargo por "julgar erroneamente a situação de Hong Kong", que sofre há quase sete meses com protestos antigovernamentais.

Huining é um antigo secretário do Partido Comunista Chinês e já recebeu uma "recepção calorosa" da governadora de Hong Kong, Carrie Lam.

Segundo ela, o novo represetante de Pequim continuará trabalhando em acordo com o governo local para "a pleno implementação da Lei Básica e do modelo 'um país, dois sistemas', no interesse de estabilidade e prosperidade de Hong Kong".

Neste domingo (5), os protestos em Hong Kong não pararam. Pelo menos 60 pessoas foram detidas pela polícia em um novo ato no distrito de Sheung Shui, perto da fronteira com a China.

A procissão, que de acordo com o Partido Democrata local contou com a presença de 10 mil pessoas, ocorreu pacificamente, mas a confusão começou depois que a polícia ordenou a dispersão da manifestação.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade