China registra maior número de casos de Covid em 2 anos
Surto da doença está preocupando as autoridades locais de saúde
Uma nova onda de casos de Covid-19 está preocupando as autoridades de saúde da China, que registrou na última segunda-feira (14) seu maior número diário de contaminações em dois anos.
Segundo os dados copilados pela Comissão Nacional de Saúde, a China teve 5.280 novos casos da doença em 24 horas, tendo superado com folga as 2.343 infecções contabilizadas no domingo (13).
Além disso, a China não registrava tantos casos de Covid-19 no período de 24 horas há dois anos, desde a crise que atingiu a cidade de Wuhan.
O salto recorde em relação aos números registrados no país asiático, segundo a imprensa local, foi alimentado pelo aumento dos surtos de casos da variante Ômicron em todo o território chinês, com mais de três mil transmissões domésticas na província de Jilin, oficialmente em lockdown desde ontem (14).
Para tentar frear a disseminação da doença, a China deverá seguir insistindo na política de "zero Covid", que o governo local colocou em prática desde o início da pandemia. No entanto, a eficácia do sistema vem causando dúvidas entre a população.
Diversos bairros chineses em Xangai foram isolados em função do surto de Covid-19, enquanto shoppings, restaurantes e escolas foram novamente fechados.
Já na região de Shenzhen, pelo menos 17 milhões de pessoas estão sob rígidas medidas de isolamento depois que mais de 60 contaminações foram relatadas. .