Chile investiga nuvem púrpura que apareceu no norte do país
As autoridades chilenas estão investigando o surgimento de uma nuvem púrpura que se posicionou sobre uma cidade no norte do país no último fim de semana.
O caso teve origem na mina Cala Cala da Companhia de Salitre e Iodo Cosayach, muito perto da cidade de Pozo Almonte, localizada a 1.470 quilômetros ao norte de Santiago.
O aparecimento da nuvem roxa provocou medo na comunidade e obrigou as autoridades regionais a acompanharem a situação.
De acordo com o Superintendente do Meio Ambiente do Chile, Emanuel Ibarra, o fenômeno pode ter ocorrido após falha de uma das bombas, o que fez o iodo passar do estado sólido para o gasoso, formando uma nuvem roxa no céu ao norte do país.
"É um fenômeno que está associado à empresa Cosayach, em seu site Cala Cala, e isso não foi relatado pela empresa, no entanto, uma mesa de emergência foi realizada para monitorar o evento", disse Ibarra à imprensa local.
As autoridades chilenas informaram ainda que, diante dessa emergência, o governo estaria pensando em sanções contra os responsáveis por crime ambiental porque "é ecológico" e "não admite que as normas vigentes não sejam cumpridas".
Equipes de segurança e avaliadores visitarão o território da Cosayach durante 48 horas para avaliar a situação, embora já tenha sido confirmado que a nuvem se dispersou.