PUBLICIDADE

Mundo

Chefe de polícia de Rochester renuncia após morte de Daniel Prude

9 set 2020 - 12h37
Compartilhar
Exibir comentários

O chefe de polícia de Rochester, cidade do Estado norte-americano de Nova York, renunciou subitamente na terça-feira, juntamente com sua equipe de comando, dizendo que houve uma "descaracterização e politização" de suas ações após a morte de Daniel Prude sob custódia da polícia.

Chefe da polícia de Rochester, La'Ron Singletary
06/09/2020
 REUTERS/Brendan McDermid/
Chefe da polícia de Rochester, La'Ron Singletary 06/09/2020 REUTERS/Brendan McDermid/
Foto: Reuters

Lovely Warren, prefeita de Rochester, disse em uma reunião do Conselho Municipal que não pediu ao chefe La'Ron Singletary para renunciar, mas que existem "informações que vieram à tona hoje que eu não havia visto antes", sem dar detalhes.

Rochester, cidade de 200 mil habitantes às margens do Lago Ontário, irrompeu em protestos na semana passada depois que a família Prude divulgou imagens de câmeras que mostram que policiais usaram um capuz trançado e prensaram Prude, um homem negro de 41 anos, no asfalto durante a prisão realizada em março.

A divulgação das imagens cinco meses após a morte de Prude despertou a suspeita de um possível acobertamento e transformou Rochester no foco mais recente de um período de protestos contra a injustiça racial, desencadeado pela morte do também negro George Floyd no dia 25 de maio.

Sete policiais envolvidos na prisão foram suspensos na semana passada. O legista determinou que a morte de Prude foi um homicídio por asfixia e que a droga PCP foi um fator adicional - ele estava tendo um surto psicótico quando foi preso.

Ativistas do movimento Black Lives Matter haviam pedido a renúncia de Singletary, mas até domingo, em meio a um final de semana de manifestações, ele dizia que pretendia permanecer, e Warren o apoiou. Tanto ele quanto a prefeita são negros.

"Sendo um homem íntegro, não assistirei passivamente entidades externas tentarem destruir meu caráter", disse Singletary em um comunicado, observando seus 20 anos na corporação.

"A descaracterização e a politização das ações que tomei depois de ser informado da morte do senhor Prude não se baseiam em fatos, e não são o que defendo."

Warren, que também vem sendo pressionada pela maneira como lidou com a prisão e a morte de Prude, disse que o vice de Singletary, Joseph Morabito, também renunciou e que "pode haver vários outros que também decidirão sair".

O Free the People ROC, filial local do Black Lives Matter, saudou as renúncias em uma postagem no Facebook, mas exigiu que "todos os responsáveis pelo assassinato e acobertamento de Daniel Prude - incluindo a prefeita Lovely Warren - renunciem, assumam a responsabilidade e doem suas pensões às famílias que permitiram que fosse prejudicadas".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade