PUBLICIDADE

Mundo

Chapa de Kirchner derrota Macri em primárias na Argentina

Oposição pode vencer no primeiro turno eleições presidenciais

12 ago 2019 - 09h26
Compartilhar
Exibir comentários

O atual presidente da Argentina, Mauricio Macri, foi derrotado nas eleições primárias obrigatórias, realizadas neste domingo (11), e viu a oposição peronista ressurgir no país.

Chapa de Kirchner derrota Macri em primárias na Argentina
Chapa de Kirchner derrota Macri em primárias na Argentina
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Alberto Fernández, que integra o movimento político Frente de Todos, cuja candidata a vice-presidente é Cristina Kirchner, saiu vitorioso das Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias (Paso), com 48,8% do votos. Já Macri, da coalizão Juntos pela Mudança, ficou com 33%. Na terceira posição vem o ex-ministro Roberto Lavagna, do Consenso Federal, com 8,41%.

"Tivemos uma eleição ruim e isso nos obriga, a partir de amanhã, a redobrar os esforços para que em outubro consigamos o apoio necessário para continuar com a mudança", reconheceu Macri, em um breve pronunciamento, encarando a possibilidade real de não se reeleger.

A Argentina realizará eleições oficiais à Presidência no dia 27 de outubro. Analistas locais ressaltaram que, caso o resultado das primárias de domingo se repita no pleito de outubro, a oposição pode conquistar a Casa Rosada no primeiro turno.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade