Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Celac discutirá invasão do Equador a embaixada do México

Reunião presidencial de emergência foi marcada para sexta-feira

9 abr 2024 - 14h12
(atualizado às 14h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (Celac) realizará nesta sexta-feira (12) uma cúpula para discutir a invasão das forças de segurança do Equador à embaixada do México em Quito, na última sexta-feira (5), para prender o ex-vice-presidente Jorge Glas.

A reunião foi anunciada pela presidente de turno da Celac, Xiomara Castro, de Honduras. Ainda haverá uma reunião de emergência entre São Vicente e Granadinas, Honduras e Colômbia, e uma reunião de chanceleres.

A cúpula examinará uma proposta de condenação firme ao Equador pelo ?"ingresso ilegal em 5 de abril das forças de segurança equatorianas na embaixada mexicana em Quito" e pelo "sequestro do ex-vice-presidente Jorge Glas".

Glas, que ocupou o cargo entre 2013 e 2018, era alvo de um mandado de captura por suspeita de desvio de recursos públicos e havia recebido asilo político na representação diplomática em dezembro de 2023.

Os chanceleres da Celac também propuseram a criação de um grupo de sete países para pedir uma retificação ao Equador, com o objetivo de promover o diálogo e a normalização das relações entre os dois países.

O México rompeu relações com o Equador após o incidente.

    .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade