Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Califórnia se prepara para outra forte tempestade com ameaça inundações e deslizamentos de terra

4 fev 2024 - 14h40
Compartilhar
Exibir comentários

A Califórnia, assolada por tempestades, se preparou para outro dilúvio no domingo, quando os meteorologistas previram que chuvas fortes inundariam partes do estado, ameaçando inundações e deslizamentos de terra.

A tempestade é o segundo sistema meteorológico Pineapple Express, ou tempestade fluvial atmosférica, a atingir o estado na última semana e chega no momento em que Los Angeles recebe dezenas de celebridades para os prêmios Grammy.

Long Beach pode receber mais chuva nesta semana do que em um ano inteiro, disse o prefeito Rex Richardson, que espera de 13 a 18 cm de domingo a terça-feira.

Los Angeles pode ser atingida com tanto vento e chuva quanto a tempestade tropical Hilary trouxe em agosto, disse a prefeita Karen Bass.

As costas sul e central da Califórnia estão se preparando para uma polegada de chuva por hora e totais de 7 a 15 cm, informou o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA. Espera-se um total de 7 a 15 cm nos contrafortes e nas montanhas de baixa altitude.

"Essa chuva forte trará a ameaça de inundações repentinas, urbanas e fluviais com risco de vida, bem como fluxos de detritos e deslizamentos de terra", disse o NWS em um boletim divulgado no domingo.

A agência meteorológica designou áreas, incluindo os condados de Santa Barbara e Los Angeles, como de alto risco para chuvas excessivas tanto no domingo quanto na segunda-feira, prevendo "chuvas quase contínuas" para as próximas 48 horas.

Com os solos já saturados e os córregos correndo alto, o potencial de inundação é ainda maior, disseram os meteorologistas.

Os condados de Santa Bárbara e Los Angeles emitiram ordens de evacuação para alguns de seus residentes devido ao risco de enchentes com risco de vida por causa da tempestade. Evacuações obrigatórias estavam em vigor na região de San Jose e em partes do condado de Ventura.

A chuva se transformará em neve pesada em altitudes mais elevadas nas cadeias montanhosas do norte da Califórnia e de Sierra Nevada, com previsão de acúmulo total de vários metros na região de Sierra até terça-feira, e taxas de neve de 2 a 3 polegadas por hora, informou o NWS.

Espera-se que a tempestade traga ventos fortes e perigosos, com o escritório do NWS na área da Baía de São Francisco prevendo rajadas de força de furacão que podem derrubar árvores e danificar linhas de energia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade