Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil assume Embaixada da Argentina na Venezuela

País também garantiu proteção a refugiados de oposição

1 ago 2024 - 11h01
(atualizado às 11h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A bandeira brasileira foi hasteada na sede da Embaixada da Argentina em Caracas, após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter se oferecido para assumir a representação diplomática e consular de Buenos Aires na capital da Venezuela, bem como a segurança do prédio e a proteção da integridade física dos refugiados de oposição abrigados no local.

    "Os funcionários diplomáticos, consulares e de defesa argentinos que trabalham na Embaixada em Caracas deixam hoje o país, após o aviso [de expulsão] por parte do governo da Venezuela. A partir deste momento, o Brasil está encarregado da custódia da missão argentina em Caracas", diz uma nota do Ministério das Relações Exteriores de Buenos Aires.

    O acordo foi fechado em função da expulsão de diplomatas argentinos e de outros países da América Latina que apontaram fraudes nas eleições de 28 de julho, e apesar das divergências públicas entre os presidentes Lula e Javier Milei.

    "Agradeço enormemente pela disponibilidade do Brasil. Também somos gratos pela momentânea representação dos interesses da Argentina e de seus cidadãos. Os laços de amizade que unem Argentina e Brasil são muito fortes e históricos", escreveu o líder ultraliberal no X.

    O presidente ainda prometeu reabrir a Embaixada quando a Venezuela for "livre e democrática".

    Já a líder de oposição María Corina Machado também agradeceu ao Brasil pela proteção aos refugiados abrigados na sede diplomática. "Isso pode contribuir para avançar um processo de negociação construtivo e eficaz, como aquele que o Brasil apoia", disse.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade