PUBLICIDADE

Mundo

Braga Netto diz que encontro de Bolsonaro com Putin não atrapalha relação com Otan

O ministro da Defesa afirmou ainda que a crise na fronteira com a Ucrânia não será discutida com ministros russos

15 fev 2022 - 13h27
(atualizado às 13h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Crise com Ucrânia não será discutida com ministros russos, disse Braga Netto
Crise com Ucrânia não será discutida com ministros russos, disse Braga Netto
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, disse nesta terça-feira (15/2) que o encontro do presidente Jair Bolsonaro (PL) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não vai atrapalhar a relação do Brasil com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A declaração foi dada durante a chegada da comitiva brasileira a Moscou.

"Não, são coisas distintas. Você conversa com todos os países do mundo. Continuamos parceiros da Otan. Temos interesses aqui (na Rússia) como todo país. O país está sempre aberto a negociação", afirmou Braga Netto.

Desde 2019, o Brasil é considerado um aliado extra-Otan. O título foi concedido pelo governo americano durante a gestão do ex-presidente Donald Trump, a quem Bolsonaro era ligado.

Bolsonaro se encontrará com Putin
Bolsonaro se encontrará com Putin
Foto: Planalto / BBC News Brasil

Na arena internacional, porém, Rússia e Estados Unidos travam embates políticos em diversas regiões do mundo. O mais recente acontece em função da crise na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia.

Braga Netto vai participar de um encontro nesta quarta-feira (16/2) com os ministros das Relações Exteriores e da Defesa russos.

Indagado pela BBC News Brasil se a questão ucraniana faria parte do encontro, Braga Netto disse que "não", antes de se afastar da imprensa.

A viagem de Bolsonaro causou reações do Departamento de Estado americano.

Em nota enviada à BBC News Brasil, o órgão disse que o Brasil tem a responsabilidade de "defender os princípios democráticos e proteger a ordem baseada em regras, e reforçar esta mensagem para a Rússia em todas as oportunidades''.

Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade