PUBLICIDADE

Mundo

Bolívia comemora assinatura de novo protocolo para sua adesão

17 jul 2015 - 15h32
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Bolívia, Evo Morales, recebeu nesta sexta-feira com entusiasmo a assinatura do novo protocolo para sua adesão ao Mercosul na qualidade de membro pleno, assinado pelos membros do bloco na Cúpula do grupo que acontece em Brasília.

Morales solicitou ao Mercosul que o processo de incorporação como membro pleno seja agilizado, já que o documento ainda deverá ser ratificado pelos Parlamentos de Brasil, Paraguai e Bolívia.

O protocolo de adesão da Bolívia já tinha sido assinado em dezembro de 2012, quando o Paraguai estava afastado do bloco como consequência da destituição, seis meses antes, do então presidente Fernando Lugo, que os outros membros do grupo consideraram como uma "ruptura da ordem democrática". Mas o Paraguai, embora suspenso, ainda era membro pleno e, conforme os estatutos do Mercosul, também deveria aprovar a entrada de um novo membro nessa condição.

Os Parlamentos de Brasil, Paraguai e Bolívia deverão aprovar agora esse protocolo como já o fizeram Argentina, Uruguai e Venezuela com o primeiro documento.

Além de comemorar a assinatura do texto, Evo Morales citou avanços de seu país nos últimos anos depois de "se livrar do neoliberalismo".

"Temos direitos políticos e nós mesmos nos governamos", disse o presidente em um breve discurso.

Por fim, Morales reconheceu o papel do papa Francisco durante sua visita ao país e destacou que tanto ele quanto o pontífice olham para "os setores abandonados pela história".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade