Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bispo defensor de Concílio sobre sacerdócio feminino renuncia

Papa aceitou pedido de Denis Theurillat, da diocese da Basiléia

8 fev 2021 - 17h02
(atualizado às 17h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco aceitou nesta segunda-feira (8) a renúncia ao cargo de bispo auxiliar da diocese de Basiléia apresentada pelo monsenhor Denis Theurillat, que ocupava o cargo desde 2000.

Papa aceitou pedido de Denis Theurillat, da diocese da Basiléia
Papa aceitou pedido de Denis Theurillat, da diocese da Basiléia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O pedido foi feito cinco meses depois do religioso de 70 anos dar uma entrevista, em setembro passado, na qual defendeu que a Igreja deveria convocar um Concílio em Roma para votar a favor ou contra as mulheres sacerdotisas.

"Os fatos estão sobre a mesa. O tempo é propício. Todos os bispos do mundo devem se encontrar: sim ou não", disse ele ao site oficial da Conferência Episcopal Suíça, na ocasião.

Segundo Theurillat, o líder da Igreja Católica não deve decidir sozinho sobre esta questão, porque, "caso contrário, será experimentado um cisma".

Na entrevista, ele acrescentou que teria gostado de participar de um Concílio sobre a questão das sacerdotisas. "Se já não o posso experimentar, olharei do céu", afirmou.

Recentemente, o bispo de Basiléia organizou um encontro dos bispos suíços com mulheres católicas e recebeu elogios da chefe da associação feminina Frauenbund, Simone Curau-Aepli. "Só ele tornou possível este encontro", declarou ela.

De acordo com relatos, Theurillat pretende falar pessoalmente com Francisco sobre este projeto de encontro com as mulheres católicas, durante a visita dos bispos suíços adiada devido à emergência da Covid-19.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade