PUBLICIDADE

Mundo

Biden, Sanders e Warren divergem sobre saúde em debate

Próximo debate democrata será dia 15 de outubro, em Ohio

13 set 2019 - 19h26
(atualizado às 20h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Os três principais nomes na corrida para se tornar o candidato presidencial do Partido Democrata nas eleições de 2020 nos Estados Unidos se enfrentaram pela primeira vez na noite desta quinta-feira (12) no terceiro dos 10 debates da legenda. Realizado em Houston, o debate reuniu os três favoritos: o ex-vice-presidente de Barack Obama, Joe Biden, e os senadores progressistas Elizabeth Warren e Bernie Sanders. O trio entrou em conflito sobre o Obamacare, serviço de saúde pública aprovado há 10 anos no território norte-americano. Biden defende o programa em oposição ao Medicare para Todos, modelo preferido por Warren e Sanders. No debate, o político chegou a atacar os dois adversários pelos custos do sistema de saúde e afirmou que o país deveria se concentrar em melhorar a Lei de Assistência Acessível de Obama.

Biden, Sanders e Warren divergem sobre saúde em debate
Biden, Sanders e Warren divergem sobre saúde em debate
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    Este é o principal tema de discordância na competição democrata.

    Apesar de elogiar o Obamacare, Warren insistiu que o novo programa tributaria mais os mais ricos e menos a classe média norte-americana. Esse sistema de saúde seria financiado por impostos e seria semelhante ao existente no Canadá e em muitos países europeus, incluindo o Reino Unido.

    Tirando a discussão sobre saúde, Biden e Warren evitaram qualquer choque frontal. Sanders e Julian Castro, ex-secretário da Habitação, por sua vez, lideraram a ofensiva contra Biden. Já a senadora Amy Klobuchar, do Minnesota, também disse que o Medicare para Todos é uma "má ideia". Controle de Armas - O ex-congressista do Texas Beto O'Rourke protagonizou um dos momentos que viralizaram nas redes sociais ao falar sobre desarmamento da população dos Estados Unidos. O'Rourke defende que proprietários de armas sejam obrigados a vendê-las ao Estado. "Nós vamos pegar seu AR-15 e seu AK-47. Não vamos mais permitir que sejam usados contra nossos companheiros americanos", afirmou. "Se a arma foi projetada para matar pessoas em um campo de batalha, se o alto impacto, a alta velocidade, quando atingem seu corpo, destroem tudo dentro dele porque ela foi projetada para que você sangre até a morte em um campo de batalha e não seja capaz de se levantar e matar um de nossos soldados", acrescentou justificando sua política mais rígida.

    Trump - Antes do debate, o republicano Donald Trump afirmou a um grupo de jornalistas que o candidato democrata nas eleições será Biden.

    "Acredito que Biden chegará lá se não cometer qualquer erro grave", disse. O próximo confronto entre os pré-candidatos será realizado no dia 15 de outubro, em Ohio.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade