Belém volta a acender árvore de Natal em meio a trégua em Gaza
Cidade na Cisjordânia não realizava celebração desde 2022
Uma gigantesca árvore de Natal adornada com enfeites vermelhos e dourados foi montada e iluminada na Praça da Manjedoura, na cidade de Belém, na Cisjordânia, pela primeira vez desde 2022.
A informação foi divulgada no sábado (6) pelo jornal israelense Haaretz, que explicou que a cidade palestina, reverenciada pelos cristãos como o local de nascimento de Jesus, havia deixado de realizar celebrações natalinas públicas nos últimos dois anos devido à guerra na Faixa de Gaza.
Mas em meio ao frágil cessar-fogo no enclave, milhares de palestinos vindos da Cisjordânia e de Israel tomaram a praça, aplaudindo quando as luzes da árvore natalina de 20 metros se iluminaram.
"Viemos para celebrar, assistir e nos divertir, porque durante vários anos não tivemos essa oportunidade", disse Randa Bsoul, uma palestina de 67 anos de Haifa, Israel.
Já o prefeito de Belém, Maher Canawati, salientou que enquanto a cidade "acende suas luzes de Natal, a profunda angústia sofrida pelo nosso povo em Gaza não abandona nossos corações".