PUBLICIDADE

Mundo

Baleia de 4 patas do Peru caminhava e nadava há 43 milhões de anos, dizem pesquisadores

4 abr 2019 - 15h39
Compartilhar
Exibir comentários

Cientistas escavaram fósseis de uma baleia de quatro patas que habitava a terra e o mar cerca de 43 milhões de anos atrás em um deserto do litoral sul do Peru, em uma descoberta que ilumina um estágio essencial da evolução inicial dos cetáceos.

Ilustração do recém-descoberto "Peregocetus pacificus",  que viveu 43 milhões de anos atrás no Peru, segundo cientistas
Alberto Gennari/Divulgação via REUTERS
Ilustração do recém-descoberto "Peregocetus pacificus", que viveu 43 milhões de anos atrás no Peru, segundo cientistas Alberto Gennari/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

O mamífero de 4 metros de comprimento, batizado de "Peregocetus pacificus", representa uma etapa intermediária crucial antes de as baleias se adaptarem totalmente à existência marinha, disseram cientistas nesta quinta-feira.

Seus quatro membros eram capazes de suportar o peso na terra, o que significa que o "Peregocetus" podia voltar ao litoral rochoso para descansar e talvez dar à luz, mesmo passando a maior parte do tempo no mar.

Seus pés e mãos tinham pequenos cascos e provavelmente tinham membranas para ajudá-los a nadar. Como tinham dedos longos e membros relativamente esguios, pode não ter sido fácil para eles se movimentar na terra.

Seu focinho alongado e seus dentes robustos --incisos e caninos grandes para agarrar e molares que rasgavam a carne-- tornava o "Peregocetus" hábil para apanhar presas de tamanho médio, como peixes.

"Achamos que ele se alimentava na água, e que sua locomoção submarina era mais fácil do que na terra", disse Olivier Lambert, paleontólogo do Instituto de Ciências Naturais Real Belga, que liderou a pesquisa publicada no periódico científico Current Biology.

As origens evolucionárias das baleias eram pouco conhecidas até os anos 1990, quando fósseis dos exemplares mais antigos foram descobertos.

O "Peregocetus" representa o esqueleto de baleia quadrúpede mais completo fora da Índia e do Paquistão, e o primeiro conhecido da região do Pacífico e do Hemisfério Sul.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade