Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Autoridades dos EUA esperam mais progresso em negociações entre EUA e Ucrânia na Flórida

30 nov 2025 - 13h29
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse neste domingo que espera que as conversas com as autoridades ucranianas produzam "mais progresso" em direção a um acordo para acabar com a guerra na Ucrânia.

"Não se trata apenas de acordos de paz. Trata-se de criar um caminho que deixe a Ucrânia soberana, independente e próspera e, portanto, esperamos fazer ainda mais progressos hoje", disse Rubio em Hallandale Beach, Flórida, onde as conversas estão ocorrendo.

A delegação ucraniana é liderada por um novo negociador-chefe, o secretário do conselho de segurança nacional Rustem Umerov, após a renúncia na sexta-feira do líder da equipe anterior, Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, em meio a um escândalo de corrupção no país.

No início da reunião, Umerov agradeceu aos Estados Unidos e suas autoridades. "Os EUA estão nos ouvindo, os EUA estão nos apoiando, os EUA estão caminhando ao nosso lado", disse Umerov em inglês.

O enviado especial Steve Witkoff e o genro do presidente dos EUA, Donald Trump, Jared Kushner, também estavam presentes para representar o lado dos EUA. As conversas ocorreram perto de Miami em um clube privado, Shell Bay, desenvolvido pela empresa imobiliária de Witkoff.

Zelenskiy disse que espera que os resultados das reuniões anteriores em Genebra sejam resolvidas neste domingo. Em Genebra, a Ucrânia apresentou uma contraoferta às propostas apresentadas pelo secretário do Exército dos EUA, Dan Driscoll, aos líderes em Kiev há cerca de duas semanas.

"Como diria um meteorologista, há uma dificuldade inerente à previsão, porque a atmosfera é um sistema caótico em que pequenas mudanças podem levar a grandes resultados", escreveu o primeiro vice-ministro das Relações Exteriores de Kiev, Sergiy Kyslytsya, também parte da delegação, no X.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade