Pesquisa revela que Muralha da China é maior do que se imaginava
Uma pesquisa do governo chinês revelou que a famosa Muralha da China é ainda maior do que se imaginava. A muralha tem 21.196,18 km, segundo dados divulgados pela agência estatal chinesa
Xinhuana terça-feira.
As estimativas anteriores, de 2009, levavam em consideração apenas a porção da muralha que foi construída durante a dinastia Ming (entre 1368 e 1644). Por aquela avaliação, a Muralha - cujas primeiras estruturas foram construídas em 500 a.C. - tinha apenas 8.850 km. Apenas 8,2% da porção da Muralha da China construída durante a era Ming está intacta até hoje, mas o resto está muito degradado, segundo a pesquisa.
Segundo a Xinhua, esta é a primeira vez que se tenta determinar o comprimento da muralha com alguma precisão. A muralha é a maior estrutura já construída pelo homem na Terra. Ela foi concebida para proteger a fronteira norte da China.
Tong Mingkang, uma das autoridades do departamento de Patrimônio Cultural, disse que a pesquisa é baseada em dados arqueológicos de um levantamento que é feito desde 2007. A pesquisa revelou que a China possui 43.721 locais que são considerados patrimônios culturais, incluindo diversos trechos da muralha - que desde 1987 é considerada pela Unesco um dos patrimônios mundiais.