PUBLICIDADE

Ásia

Nepal reforçará medidas de segurança no Everest para tranquilizar alpinistas

23 fev 2015 - 09h56
(atualizado às 10h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O Nepal vai realizar previsões do tempo regulares e reforçar medidas de segurança no Monte Everest para tranquilizar alpinistas, informou uma autoridade nesta segunda-feira, depois que uma avalanche matou 16 sherpas no ano passado, no pior desastre na história da montanha mais alta do mundo.

Monte Everest em foto aérea, em Katmandu. 24/04/2010
Monte Everest em foto aérea, em Katmandu. 24/04/2010
Foto: Tim Chong / Reuters

A temporada de escaladas no país começa em março e segue até maio, atraindo centenas de montanhistas que são esperados para subir a montanha de 8.850 metros pela rota normal, na aresta sudeste.

O Nepal está desenvolvendo um sistema com autoridades meteorológicas para fornecer previsões do tempo regulares, e está discutindo a adoção de um sistema de monitoramento por GPS para os alpinistas, disse Pushpa Raj Katuwal, oficial de turismo, a repórteres.

"Todas as medidas possíveis vão ser tomadas para tornar a escalada segura e minimizar o perigo de desastres naturais como a avalanche do último ano", disse Katuwal.

O desastre forçou que pelo menos 334 alpinistas do mundo todo abandonassem a montanha no último ano.

As medidas se aplicam ao Everest, mas não à rota popular de viagem em Annapurna, onde uma nevasca de inverno precoce e avalanches mataram pelo menos 29 pessoas no último outubro.

Ang Dorjee Sherpa, do Comitê de Controle de Poluição de Sagarmatha, responsável pela abertura da rota de escalada, disse que alpinistas experientes em nevasca vão começar a trabalhar na rota a partir de março.

Para evitar o lugar onde a avalanche aconteceu no último ano, a rota vai ser desviada cerca de 40 metros para a direita, disse Sherpa à Reuters. Apesar de menos propensa a avalanches, a nova rota aumenta a viagem para o Acampamento Um em duas horas, completou Sherpa.

O desastre do último ano mostrou os riscos corridos pelos sherpas que montam as rotas, fixando as cordas e colocando escadas nas montanhas e guiando clientes estrangeiros.

O governo aumentou a cobertura do seguro dos sherpas de 10.000 dólares para 15.000 dólares, com recompensas pagas pelos alpinistas.

Também aumentaram os benefícios médicos, entre outros, após críticas de que estava sendo feito pouco para o bem-estar dos trabalhadores, apesar da arrecadação de tarifas consideráveis pagas pelos alpinistas.

Autoridades do governo, Exército e polícia montaram um escritório no Acampamento Base na temporada de escalada para ajudar alpinistas que precisarem de ajuda e para resolver problemas que possa ocorrer.

O Nepal possui oito das 14 montanhas mais altas do mundo, e a receita de turismo contribui com 4 por cento no produto interior bruto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade