PUBLICIDADE

Ásia

Erupção vulcânica forma pequena ilha no sul do Japão

21 nov 2013 - 03h54
(atualizado às 06h29)
Compartilhar
Exibir comentários

A erupção vulcânica formou uma ilha ao sul do Japão, no Oceano Pacífico, segundo a Guarda Costeira (GC) japonesa e especialistas em terremotos afirmaram nesta quinta-feira, de acordo com informações da agência AP.

Um boletim da Agência Meteorológica Japonesa e da GC afirmou que a nova ilha tem cerca de 200 metros de diâmetro, e fica na costa de Nishinoshima, uma pequena e desabitada ilha no arquipélago de Ogasawara, também conhecido como Ilhas Bonin, localizadas a aproximadamente 1 mil quilômetros de Tóquio.

Nessa quarta, a GC emitiu um alerta por conta da fumaça preta provocada pela erupção. Imagens aéreas desta quinta mostram fumaça, cinzas e pedras explodindo da cratera. O vulcanólogo Ito Hiroshi disse ao canal local FNN que é possível que a nova ilha deixe de existir naturalmente, por conta da erosão, mas que também pode permanecer indefinidamente.

A última vez que foram registradas erupções de vulcões na região foi na década de 1970. Desde 1945, quando terminou a guerra do Pacífico, pelo menos quatro novas ilhas foram descobertas, segundo um comandante da GC. A maior parte da atividade vulcânica acontece no mar. O arquipélago que forma o Japão tem milhares de ilhas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade