PUBLICIDADE

Ásia

Chanceler italiano renúncia por conflito diplomático com a Índia

26 mar 2013 - 12h07
(atualizado às 13h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro italiano das Relações Exteriores, Giulio Terzi, anunciou nesta terça-feira a sua demissão para manifestar seu descontentamento com a decisão de seu governo de enviar à Índia dois marinheiros italianos acusados de terem matado por engano dois pescadores indianos.

"Renuncio, pois há 40 anos considero que deve ser preservada a honra do país, das forças armadas e da diplomacia italianas", declarou o ministro na Câmara dos Deputados, expressando sua solidariedade com os dois marinheiros e suas famílias, e seu "desacordo" com a decisão do Executivo.

O governo italiano enviou na sexta-feira Massimiliano Latorre e Salvatore Girone de volta para Nova Délhi. Os dois marinheiros são acusados de ter matado dois pescadores indianos - que afirmam ter confundido com piratas - quando se encarregavam da segurança de um petroleiro italiano na altura da costa do sudoeste da Índia, no dia 15 de fevereiro de 2012.

A Itália decidiu por fim mandar de volta à Índia os dois marinheiros depois de receber garantias de que ambos não correm risco de serem condenados à pena de morte.

Latorre e Girone viajaram para a Itália em 23 de fevereiro, com a promessa de que retornariam à Índia antes de 22 de março, depois que o Supremo Tribunal da Índia decidira conceder-lhes permissão para retornar ao seu país para participar das eleições legislativas, já que a Itália não autoriza o voto por correio.

No entanto, em 11 de março a Itália comunicou que os dois soldados não retornariam "devido à controvérsia internacional entre ambos os Estados", embora depois tenha voltado atrás após as garantias por escrito das autoridades indianas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade