PUBLICIDADE

Ásia

Após 'perder' Nobel da Paz, Malala Yousafzai é recebida por casal Obama

11 out 2013 - 21h32
(atualizado às 23h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Paquistanesa (centro) foi recebida na Casa Branca pela família do presidente Barack Obama
Paquistanesa (centro) foi recebida na Casa Branca pela família do presidente Barack Obama
Foto: Casa Branca / Divulgação

A adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, que sobreviveu a uma tentativa de assassinato dos talibãs há um ano, foi recebida nesta sexta-feira pelo presidente dos Estados unidos, Barack Obama, e pela primeira-dama, Michelle, na Casa Branca.

Malala age de maneira "impressionante e inspiradora" para os jovens paquistaneses, destacou o casal presidencial, que estava acompanhado da filha mais velha, Malia.

"Os Estados Unidos se unem ao povo paquistanês e a tantos outros no mundo para celebrar a coragem de Malala e sua determinação para promover o direito de todas as jovens de ir à escola e realizar seus sonhos" - de acordo com nota divulgada pela Casa Branca. "Damos as boas-vindas aos esforços de Malala para ajudar a realizar esses sonhos" - completa o comunicado.

A adolescente sobreviveu a um ataque dos talibãs em 2012 em Mingora, no Paquistão. A região vive sob a versão radical da lei islâmica, imposta por insurgentes entre 2007 e 2009. Depois disso, ela se tornou militante internacional pelos direitos da educação e contra o extremismo religioso.

Na quinta-feira, Malala recebeu o Prêmio Sakharov de Direitos Humanos, concedido pelo Parlamento Europeu. Ela chegou a ser uma das apostas para o Nobel da Paz deste ano, mas o prêmio ficou com a Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq).

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade