PUBLICIDADE

Ásia

Airbus diz que avião desaparecido tinha 23 mil horas de voo

Aeronave perdeu contato com a torre sobre o mar de Java

28 dez 2014 - 09h40
(atualizado às 10h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Familiares vão ao aeroporto em busca de informações
Familiares vão ao aeroporto em busca de informações
Foto: AFP

A Airbus divulgou comunicado neste domingo sobre o avião da AirAsia que viajava da Indonésia para Singapura levando 162 pessoas e desapareceu sobre o mar de Java. De acordo com a fabricante, o Airbus A320-200 tinha aproximadamente 23 mil horas de voo e já tinha decolado mais de 13 mil vezes.

“A aeronave envolvida é registrada como PK-AXC e foi entregue a AirAsia em outubro de 2008”, diz a nota da empresa aérea. Com relação às causas do desaparecimento, a empresa afirma que “neste momento não há nenhum informação factual disponível”.

O Airbus A320-200 é uma aeronave bimotor de corredor único, com capacidade para 180 passageiros. Até o final de novembro, mais de 6 mil aviões da família A320 estavam em operação.

A AirAsia também divulgou comunicado lamentando o desaparecimento do avião, que iria de Surabaya para Cingapura. “O comandante da aeronave tinha um total de 6.100 horas de voo, e o primeiro-oficial um total de 2.275 horas de voo”, afirmou a empresa aérea.

A empresa também afirmou que “o avião havia sofrido sua última manutenção de rotina em 16 de novembro de 2014”.

Queda do avião

Um avião da AirAsia que viajava da Indonésia para Singapura levando 162 pessoas perdeu o contato com o controle de tráfico aéreo na madrugada deste domingo. Segundo a Marinha da Indonésia, ao menos dois aviões militares estão fazendo buscas na região do mar de Java, onde a aeronave desapareceu.

Mulher mostra foto de parentes desaparecidos em voo
Mulher mostra foto de parentes desaparecidos em voo
Foto: AFP

O vôo QZ8501 parou de fazer contato com a torre de controle às 7h24 deste domingo (21h24 de sábado em Brasília), segundo informou a AirAsia por meio do Twitter.

O mau tempo tem dificultado as operações de busca, realizadas em uma área de quase 200 quilômetros quadrados. A visibilidade no local, segundo a Marinha, varia entre dois e 5 quilômetros.

O que a aviação aprende com os acidentes aéreos O que a aviação aprende com os acidentes aéreos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade