PUBLICIDADE

Mundo

Arqueólogos descobrem antigo palácio Maia no leste do México

Local era habitado pela elite Maia há mais de mil anos na cidade antiga de Kuluba, próxima de Cancún

26 dez 2019 - 20h17
(atualizado às 20h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Arqueólogos descobriram um grande palácio usado pela elite Maia há mais de mil anos na cidade antiga de Kuluba, próxima da estância turística moderna de Cancún, no leste do México, informaram autoridades antropológicas do governo mexicano.

Vista de ruínas do palácio maia na cidade mexicana de Kuluba. 24/12/2019. INAH - National Institute of Anthropology and History/Handout via REUTERS
Vista de ruínas do palácio maia na cidade mexicana de Kuluba. 24/12/2019. INAH - National Institute of Anthropology and History/Handout via REUTERS
Foto: Reuters

As ruínas do edifício de seis metros de altura, 55 metros de comprimento e 15 metros de largura, sugerem que o palácio foi habitado durante dois longos períodos entre os anos 600 e 1.050 d.C., informou o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH).

A civilização Maia atingiu seu auge entre os anos 250 e 900 d.C., quando comandava grandes áreas do que é hoje o sul do México, Guatemala, Belize e Honduras.

O palácio foi descoberto no leste da zona arqueológica de Kuluba, um sítio pré-ocupação espanhola no estado mexicano de Yucatan.

"Este trabalho é o começo, mal começamos a revelar uma das mais volumosas estruturas no sítio", disse o arqueólogo Alfredo Barrera em vídeo compartilhado pelo INAH.

Veja também:

Bombeiros dão água para coala resgatado de incêndios na Austrália:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade