Script = https://s1.trrsf.com/update-1778180706/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Após troca de farpas com Trump, Merz reforça parceria entre Alemanha e EUA na Otan

Discussão por guerra no Irã culminou na retirada de tropa americana de Berlim

15 mai 2026 - 14h37
(atualizado às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou nesta sexta-feira (15) ter tido "uma boa conversa telefônica" com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o qual reforçou a parceria entre seus países na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Merz disse ter tido 'boa conversa telefônica' com Trump
Merz disse ter tido 'boa conversa telefônica' com Trump
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A declaração, feita no X, ocorre após uma troca de farpas entre os dois líderes, iniciada com críticas do alemão à gestão americana na guerra do Irã, culminando na retirada de cerca de 5 mil soldados dos EUA do país europeu.

"Tive uma boa conversa telefônica com Trump em sua viagem de volta da China. Concordamos que o Irã deve se sentar à mesa de negociações; que o Estreito de Ormuz deve ser reaberto; e que Teerã deve abandonar suas armas nucleares", escreveu Merz no X.

"Também discutimos uma solução pacífica para a Ucrânia e coordenamos nossas posições antes da cúpula da Otan em Ancara [em 7 e 8 de junho]", disse o chanceler.

"Os EUA e a Alemanha são parceiros sólidos em uma Otan forte", concluiu o líder de Berlim, em meio à agressão russa em Kiev que ameaça a Europa.

No final de abril, Merz afirmou que o Irã "humilhou" os EUA na guerra em curso no Oriente Médio, ao que Trump respondeu: "Ele deveria pensar mais no conflito na Ucrânia do que no de Teerã". 

Ansa - Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra