Após polêmica, Lula se reúne com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz
Presidente está em Joanesburgo, na África do Sul, e participou de reunião bilateral
Lula se reuniu com o chanceler alemão Friedrich Merz no G20, após polêmica diplomática, reforçando laços bilaterais, discutindo cooperação multissetorial e confirmando visitas oficiais entre Brasil e Alemanha.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou neste sábado, 22, com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, em Joanesburgo, na África do Sul, durante a cúpula do G20. A reunião ocorre dias após declarações do líder alemão provocarem mal-estar diplomático com o Brasil.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No início da semana, Merz afirmou que jornalistas alemães teriam ficado “felizes e aliviados” ao deixar Belém (PA), cidade que recebeu a COP30. A fala gerou forte reação. O Senado aprovou um voto de censura, e Lula respondeu dizendo que Merz “deveria ter ido a um boteco, dançado e provado a culinária paraense” antes de comparar Belém a Berlim. O governo alemão posteriormente divulgou nota afirmando que o chanceler tem “profundo respeito” pela organização brasileira da conferência e lamentou não ter conhecido melhor a região amazônica.
Apesar da polêmica, as duas delegações confirmaram a agenda bilateral no G20. No encontro, Lula aceitou o convite de Merz para viajar a Hannover, em abril de 2026, para a abertura da maior feira de tecnologia industrial do mundo, da qual o Brasil será país parceiro. O presidente também convidou o chanceler a realizar uma visita de Estado ao Brasil.
Merz reiterou o apoio alemão ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre, destacando o investimento de 1 bilhão de euros anunciado durante a COP30 em Belém. Segundo o Planalto, Lula e Merz defenderam o fortalecimento das relações comerciais, sociais, culturais e tecnológicas entre os dois países e ressaltaram os laços históricos desde a imigração alemã ao Brasil no século XIX.
Os líderes também assumiram o compromisso de seguir atuando pelo multilateralismo e pelo fortalecimento da Organização Mundial do Comércio.
Ainda neste sábado, Lula participa de encontros com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e do Fórum Ibas, cooperação entre Brasil, Índia e África do Sul. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não participa do G20. Após a cúpula, Lula segue para Moçambique antes de retornar ao Brasil.
