PUBLICIDADE

Mundo

Após libertações em Cleveland, lembre 10 sequestros notórios

8 mai 2013 - 15h13
(atualizado às 15h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Na última segunda-feira, Amanda Berry, 27 anos, Giorgina DeJesus, 23 anos, e Michelle Knight, 32 anos, foram resgatadas após passarem cerca de uma década vivendo em cativeiro na localidade de Cleveland, no Estado americano do Ohio. Durante o período em que estiveram sequestradas, elas teriam sido mantido acorrentadas e sofrifo abusos sexuais e agressões por parte do dono da residência, Ariel Castro, e de dois de seus irmãos. Confira a seguir mais 10 casos de sequestros famosos pelo mundo: 

Charles Augustus Lindbergh Jr.

Provavelmente no caso de sequestro mais famoso da história, Charles Lindbergh Jr., filho do grande aviador Charles Lindbergh - o primeiro homem a sobrevoar o Oceano Atlântico -, foi levado de casa em 1º de março de 1932. Após uma caçada que mobilizou os Estados Unidos, a criança foi encontrada morta em 12 de maio de 1932. Apenas dois anos depois, Bruno Richard Hauptmann foi preso e acusado pelo crime. Apesar de sempre alegar inocência, ele seria condenado à pena de morte em 1935. A notoriedade do caso teve repercussões políticas e levou à mudança na leis sobre sequestro no país. 

Natascha Kampusch

A jovem Natascha Kampusch foi mantida em um porão dos 10 aos 18 anos. Em agosto de 2008, mais de oito anos após seu desaparecimento, ela conseguiu fugir de seu cativeiro e apareceu no jardim de uma casa na localidade de Strasshof, ao norte de Viena. Seu raptor, Wolfgang Priklopil, 44 anos, cometeu suicídio jogando-se na frente de um trem em movimento depois que ela fugiu. A vítima relatou à polícia que teve contato sexual com Priklopil. Depois de passar os primeiros anos trancada em um porão cheio de livros, brinquedos e revistas, Natascha começou a ajudar seu sequestrador nas tarefas de casa e no jardim. Logo o homem passou a permitir que ela fizesse passeios ocasionais, o que facilitou sua fuga.

Elizabeth Fritzl

Elizabeth Fritzl foi mantida em cativeiro pelo próprio pai, Josef Fritzl, por 24 anos. Durante o período que permaneceu presa, o pai deu a versão de que ela tinha fugido de casa para viver com devotos de uma seita. No entanto, em 26 de abril de 2008 descobriu-se que, na verdade, Elizabeth tinha passado todo o período dentro de um porão construído em sua própria casa pelo pai. Ali ela foi vítima de constantes estupros e teve sete filhos, sendo que três deles foram adotados pelos pais e outros foram criados em cativeiro - um sétimo morreu logo após nascer. Josef Fritzl foi julgado e condenado no ano seguinte à prisão perpétua.

Julie Lejeune, Melissa Russo, An Marchal, Eefje Lamrecks, Sabine Dardenne e Laetitia Delhez

Entre meados de 1995 e 1996, o belga Marc Dutroux sequestrou, torturou e abusou de seis meninas com idades que variavam entre 8 e 19 anos na cidade de Charleroi. Das vítimas, apenas Dardenne, então com 12 anos, e Delhez, 14 anos, conseguiram escapar com vida após Dutroux ser preso em agosto de 1996. As jovens foram mantidas em cativeiro na residência em que o sequestrador vivia com sua mulher, Michelle Martin. Dutroux foi condenado à prisão perpétua e Michelle cumpre pena de 16 anos de prisão.

Jaycee Dugard

Jaycee Dugard foi sequestrada em 1991, aos 11 anos, quando esperava um ônibus na localidade de South Lake Tahoe, Estado da Califórnia. Ela foi mantida em cativeiro por 18 anos e deu à luz duas crianças concebidas por estupro. Dugard foi resgatada em 2009, após seu sequestrador, Phillip Craig Garrido, visitar uma universidade do Estado acompanhado das duas meninas nascidas em cativeiro e chamar a atenção por seu comportamento. Após o resgate, Dugard escreveu o livro A Stolen Life sobre os anos que passou em cativeiro, que se tornou sucesso de vendas nos Estados Unidos. Garrido foi condenado a 431 anos de prisão e sua mulher, Nancy, a 36 anos.

Steven Stayner

Steven Stayner foi sequestrado aos 7 anos, em 1972, quando voltava da escolar em Merced, Estado americano da Califórnia. O sequestrador, Kenneth Parnell, abusou sexualmente de Steven, mas também o matriculou em uma escola e o convenceu de que tinha custódia legal sobre ele. O menino só fugiu sete anos depois, em 1980, quando Parnell sequestrou um segundo menino, Timmy White, 5 anos. Stayner levou White consigo na fuga. O sequestrador foi condenado à prisão perpétua. Stayner escreveu um livro após sua libertação chamado I Know My First Name is Steven. Ele morreu em um acidente de moto em 1989, aos 24 anos. Sua família ainda seria marcada pela tragédia quando seu irmão, Cary Stayner, confessou ser o serial killer de Yosemite, em 1999, e alegou ter sido motivado por supostamente ter sido negligenciado pelos pais durante o período que o irmão esteve em cativeiro.

Elizabeth Smart

Elizabeth Smart foi levada de seu quarto em Salt Lake City, no Estado americano de Ohio, quando tinha 14 anos. Os sequestradores eram Brian David Mitchell, que fazia trabalhos para sua família, e Wanda Barzee, mulher dele. Ela foi libertada nove meses depois ao ser identificada quando caminhava ao lado de seus captores em uma rua suburbana de Salt Lake City em março de 2003. Mitchell foi condenado à prisão perpétua e sua mulher a 16 anos de prisão.

Coleen Stan

Stan foi sequestrada aos 20 anos em 19 de maio de 1977. Ela foi capturada pelo casal Cameron e Janice Hooker quando pegou uma carona com eles para ir a um aniversário. Stan foi mantida em cativeiro como escrava sexual pelos sete anos seguintes. Ela chegou a receber um novo nome de escrava, "K", e seus sequestradores a convenceram de que ela pertencia a uma grande organização chamada "The Company" e que se tentasse escapar a sua família seria atacada. Outra particularidade da história é que Stan era mantida em caixas de madeira, sendo que uma delas ficava sob a cama do casal Hooker. Ela foi libertada após Janice, que alegava também ser vítima do marido, planejar uma fuga para as duas.

Shawn Hornbeck

Em outubro de 2002, então com 11 anos, Hornbeck foi sequestrado quando se dirigia de bicicleta para a casa de um amigo no condado de Washington, Estado americano de Missouri. O seu sequestro foi descoberto em janeiro de 2007 quando as autoridades locais investigavam o desaparecimento de outro menino, Ben Ownby. As duas crianças foram encontradas quatro dias depois do sequestro de Ownby, no apartamento de Michael Devlin em St. Louis. Hornbeck era forçado a se passar por filho de Devlin. O criminoso foi condenado a 170 anos de prisão por sequestro, estupro e produzir pornografia infantil

Madeleine McCann

Em um caso ainda não esclarecido, a menina britânica Madeleine McCann desapareceu dias antes de completar 4 anos em 12 de maio de 2007. Ela passava férias com sua família em Portugal. A busca por Madeleine ganhou a mídia e se manteve nas manchetes dos jornais por anos. Múltiplas pistas foram dadas à polícia, mas nenhum levou a um fato concreto sobre o paradeiro da menina. Após a resolução do caso de Cleveland, Kate e Gerry McCann disseram que o final feliz da história "reafirma a nossa esperança em encontrar Madeleine".

Foto: Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade