PUBLICIDADE

Mundo

Após incêndios, poeira e granizo causam estragos no verão australiano

20 jan 2020 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários

Partes devastadas pela seca na Austrália rural foram atingidas por tempestades de poeira que ameaçam chegar a cidades mais populosas, como Sydney, trazendo um novo elemento ao clima extremo que tem dominado o país no verão.

Tempestade de poeira é vista em Nova Gales do Sul, na Austrália. 31/12/2018. Imagem obtida de rede social em 02/01/2019. BRONWYN ALDER/via REUTERS
Tempestade de poeira é vista em Nova Gales do Sul, na Austrália. 31/12/2018. Imagem obtida de rede social em 02/01/2019. BRONWYN ALDER/via REUTERS
Foto: Reuters

As vastas nuvens de uma espessa poeira vermelha sufocaram cidades como Dubbo, no Estado mais populoso do país, Nova Gales do Sul, ampliando os problemas climáticos que têm perturbado o país desde que centenas de incêndios florestais começaram em setembro.

"Eu nem conseguia ver o fundo da grande piscina, e a piscina das crianças era toda lama", disse Tanya Fulton, gerente da piscina municipal de Tottenham, uma cidade de 300 pessoas a cerca de 500 km a oeste de Sydney, que foi fechada no sábado por causa da poeira na água.

As tempestades que assolam Nova Gales do Sul e o Estado vizinho de Victoria interromperam o respiro de alguns dias nas altas temperaturas e ventos secos que espalharam incêndios em uma área com um terço do tamanho da Alemanha, matando 29 pessoas e um bilhão de animais nativos.

Em Canberra, capital nacional, pedras de granizo do tamanho de bolas de críquete quebraram janelas de carros na segunda-feira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade