Aparição de vinho francês Sancerre em documentário de Taylor Swift dispara vendas da bebida nos EUA
O vinho produzido no pequeno município francês de Sancerre, na região do Vale do Loire, ganhou uma promoção inesperada que impulsionou suas vendas nos Estados Unidos. Bastou a aparição de uma garrafa de Sancerre em um episódio da série dedicada à estrela americana Taylor Swift, disponível no Disney+, para que a procura pela bebida explodisse. A cantora já havia revelado em entrevista que esse era um de seus vinhos favoritos.
A garrafa, que aparece por apenas alguns instantes na tela, colocada perto de uma mesa de mixagem, continha um vinho branco do vinhedo Terres Blanches, um pequeno produtor do centro da França. Mas esses poucos segundos na série documental intitulada The End of an Era, que estreou em dezembro, dedicada à cantora mais ouvida do mundo, foram suficientes para fazer disparar as vendas dos vinhos com denominação Sancerre nos Estados Unidos.
Um "belo destaque" para a bebida, comemorou em entrevista à AFP um dos viticultores que o produz. "É incrível! Se quiséssemos ver uma das nossas garrafas em uma série tão popular e com uma estrela tão famosa, não teríamos orçamento para isso", disse Laurent Saget, diretor da propriedade familiar Terres Blanches.
O site da rede americana Total Wine, que conta com cerca de 250 lojas, informa que os vinhos provenientes de várias propriedades do departamento de Cher, onde é produzido o Sancerre, estão simplesmente "esgotados".
Oportunidade para a denominação Sancerre
Uma garrafa de Sancerre da Terres Blanches é comercializada nos Estados Unidos por cerca de US$ 40 (pouco mais de R$ 200) e o proprietário da vinícula afirma ainda não ter conseguido contabilizar o número de vendas desde a exibição do episódio. No entanto, garante que não aumentará a produção nem ampliará o volume das 10 mil garrafas exportadas anualmente para os Estados Unidos.
Taylor Swift é apreciadora de vinho, e faz referência regularmente à bebida em letras de músicas e em fotos publicadas nas redes sociais.
Laurent Saget afirma que não conhecia as canções de estrela americana, mas diz que ficaria encantado em recebê-la na propriedade da família na região de Sancerre. "É uma bela oportunidade de divulgação para a denominação Sancerre e para a nossa propriedade", comemorou o viticultor, cuja produção anual varia entre 80 mil e 120 mil garrafas.
Com agências