PUBLICIDADE

Mundo

Aparição de peixe gigante 'amaldiçoado' preocupa chilenos; entenda

Incomum na região, antigo presságio japonês associa animal a desastres naturais

14 jul 2022 - 10h34
(atualizado às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Aparição de peixe gigante 'amaldiçoado' preocupa chilenos:

Um peixe raro pescado na costa de Arica, no Chile, na última sexta-feira, 11, está causando temor nos cidadãos do país. Apelidado de peixe-remo, o animal não é frequentemente encontrado na região e, segundo uma lenda popular japonesa, por onde passa atrai tsunamis, terremotos e ciclones. 

A lenda ressurgiu em 2011 com o tsunami na ilha de Honshu, quando um peixe-remo reapareceu após anos sem ser visto na região. Acredita-se que o peixe vive nas profundezas e que, quando decide voltar à superfície, é "mensageiro" de terremotos, entre outros desastres naturais. A ciência nunca confirmou a tese.

Peixe-remo pescado na costa do Chile
Peixe-remo pescado na costa do Chile
Foto: Reprodução Twitter

O Instituto de Desenvolvimento Pesqueiro (IFOP) coletou amostras para poder entender os motivos pelos quais ele pode ter surgido na costa. De acordo com o órgão, a presença do animal no litoral chileno é muito incomum. O animal pertence a uma classe de peixes com ossos grandes e costumam viver entre 200 a 500 metros de profundidade, mas já foram encontrados a 1000 metros.

Nas redes sociais, mas principalmente no Twitter, é possível ver imagens do peixe-remo sendo içado pela cabeça enquanto os pescadores o carregam para a terra. O peixe tinha 5,8 metros de comprimento.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade