PUBLICIDADE

Mundo

Apagão massivo afeta a América do Sul e energia começa a ser restaurada

16 jun 2019 - 14h32
Compartilhar
Exibir comentários

A energia começou a voltar à rede por volta do meio-dia depois que um grande apagão atingiu a Argentina, o Uruguai e o Paraguai no começo deste domingo, deixando dezenas de milhões sem energia, disseram as autoridades.

Linhas de transmissão de energia sobre um campo de café em Santo Antônio do Jardim (SP) 
06/02/2014
REUTERS/Paulo Whitaker
Linhas de transmissão de energia sobre um campo de café em Santo Antônio do Jardim (SP) 06/02/2014 REUTERS/Paulo Whitaker
Foto: Reuters

A rede da Argentina "entrou em colapso" por volta das 7h, horário local, deixando todo o país sem energia elétrica, informou a Secretaria de Energia da Argentina em um comunicado. A paralisação também cortou a eletricidade em áreas dos vizinhos Uruguai e Paraguai.

Distribuidores de energia em Argentina, Paraguai e Uruguai, cujas populações somam quase 55 milhões, disseram que a energia está sendo restaurada nas principais cidades, incluindo Montevidéu e Buenos Aires.

A agência de energia da Argentina informou em comunicado que começou a investigar as causas da paralisação, mas não forneceu detalhes até o meio-dia.

A empresa de energia Edesur Argentina informou que devolveu o serviço a 450 mil de seus clientes na área metropolitana de Buenos Aires até o meio-dia, horário local, mas considerou a interrupção "excepcional" e disse que provavelmente levaria o resto do dia até restaurar a eletricidade por completo em toda a região afetada.

A UTE, empresa de energia do Uruguai, informou em suas mídias sociais que a energia havia sido reestabelecida em partes de Montevidéu e da costa sul do Uruguai. No Paraguai, a capital Assunção não foi afetada pela interrupção, mas os fornecedores locais disseram que estavam restaurando a eletricidade em cidades menores e áreas rurais.

Um porta-voz da operação do sistema de energia para o Brasil afirmou que a interrupção não havia impactado o vizinho da região.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade