Apagão de escadas rolantes constrange governo da Alemanha
Ministério lamenta transtornos após três dias de paralisação em 130 escadas rolantes em estações de trem em várias cidades. Ocorrido se soma à série de panes que afetam estatal ferroviária alemã.O Ministério dos Transportes alemão afirmou neste sábado (21/02) que a estatal ferroviária Deutsche Bahn (DB) está empenhada em resolver rapidamente o problema das escadas rolantes nas estações alemãs, após três dias de paralisação.
Desde a quinta-feira passada aproximadamente 130 escadas rolantes em diversas estações ferroviárias no país deixaram de funcionar para serem submetidas a inspeções de segurança.
"O fato de tantas escadas rolantes terem que ser retiradas de serviço é, obviamente, muito frustrante, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida, e a frustração delas é compreensível", disse um porta-voz do Ministro dos Transportes, Patrick Schnieder ao jornal Rheinische Post.
Precaução
O porta-voz acrescentou que a DB garantiu ao ministério que foi obrigada a tomar essa medida como precaução. O motivo foi um problema em um tipo específico de escada rolante. Duas escadas rolantes desse determinado tipo em Berlim pararam abruptamente nesta semana enquanto estavam em operação. Então, por motivos de segurança, escadas rolantes idênticas também foram desligadas nas estações de trem alemãs.
A DB assegurou, segundo ele, que "está trabalhando intensamente com o fabricante para colocar as escadas rolantes de volta em operação".
Na tarde deste sábado, a DB informou que as escadas rolantes da Estação Central de Berlim já haviam retomado o funcionamento, enquanto continuavam fora de serviço as localizadas nas estações do Aeroporto de Colônia/Bonn, em Frankfurt, Dresden, Essen, Hamburgo e Düsseldorf, entre outros locais.
Série de panes
O ocorrido se soma à série de panes nos últimos meses que afetam a principal empresa ferroviária do país. Poucos dias antes, um ciberataque derrubou serviços digitais da estatal ferroviária alemã.
Há poucos dias, a empresa suspendeu uma campanha ironizando as próprias falhas. Antes conhecida pela pontualidade, a DB virou motivo de piada pelos constantes atrasos e serviço precário.
No começo deste mês, a morte de um fiscal ferroviário após ser agredido por um passageiro levantou preocupações sobre as condições de segurança dos trabalhadores da companhia face a recorrentes episódios de violência nos trens.
md (DPA, AFP)