Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Ao menos 49 pessoas morrem em ataque armado para roubo de gado no Sudão do Sul

28 ago 2026 - 09h56
(atualizado às 10h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Pelo menos 49 pessoas morreram e 33 ficaram feridas após um ataque armado de ladrões de gado no estado de Warrap, no Sudão do Sul. A ação foi atribuída a agressores do estado vizinho de Unity. A violência intercomunitária por pastagens e água é frequente no país, agravada pela abundância de armas entre civis. Governos locais pediram moderação e cooperação para responsabilizar os culpados, enquanto a nação se prepara para realizar suas eleições presidenciais previstas para dezembro.

Pelo menos ‌49 pessoas morreram e 33 ficaram feridas no Sudão do Sul depois que ladrões de gado armados do Estado de Unity, no norte do país, atacaram uma ⁠comunidade de pastores no vizinho Estado de ‌Warrap na madrugada desta quinta-feira, segundo autoridades.

A violência intertribal e intercomunitária é ‌comum no Sudão do ‌Sul, onde os pastores competem entre ⁠si pelas escassas pastagens e pela água para seu gado. A abundância de armas nas mãos de civis no país agrava a violência.

O ataque mortal no Estado ‌de Warrap começou por volta das 5h, ‌horário local, ⁠na quinta-feira, ⁠quando agressores do Estado de Unity e outros ⁠realizaram "um ataque ‌brutal" a um ‌acampamento de pastores de gado no condado de Tonj North, informou o ministro da Informação do Estado, William Wol ⁠Mayom Bol, em comunicado.

Ele expressou condolências às famílias das vítimas e apelou "à moderação enquanto os governos dos dois Estados estabelecem cooperação para ‌levar os culpados à justiça".

O ministro da Informação do Estado de Unity, Nyakenya ⁠Johannes, disse à Reuters que nem todos os agressores eram de Unity, mas acrescentou que as autoridades estaduais estão trabalhando arduamente para garantir a coexistência pacífica entre as comunidades de ambas as regiões.

O Sudão do Sul espera realizar uma eleição presidencial em dezembro, a primeira desde que o país conquistou a independência de seu vizinho do norte, o Sudão, em 2011.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra