PUBLICIDADE

Mundo

Antirracistas e ativistas de direita se enfrentam em Londres

Na Trafalgar Square, a polícia separou dois grupos de aproximadamente 100 pessoas cada

13 jun 2020 - 13h40
(atualizado às 13h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Protesto 'Black Lives Matter' em Londres
Protesto 'Black Lives Matter' em Londres
Foto: Simon Dawson / Reuters

Manifestantes antirracismo reuniram-se novamente em diversas cidades do Reino Unido para protestar nesta sábado, e houve registros de brigas em Londres quando ativistas de direita apareceram para proteger monumentos que viraram alvos dos protestos raciais pelos laços com a história colonial do país.

Estátuas de figuras históricas, incluindo Winston Churchill --líder britânico na Segunda Guerra Mundial que os manifestantes chamam de xenófobo-- foram protegidas para tentar minimizar os tumultos.

Na Trafalgar Square, a polícia separou dois grupos de aproximadamente 100 pessoas cada, um cantando "Black Lives Matter" e o outro ofensas racistas. Alguns grupos empurraram, jogaram garrafas e latas e dispararam fogos de artifício, enquanto a polícia, com cachorro e cavalos, alinhava-se.

Manifestações têm ocorrido ao redor do mundo depois da morte de George Floyd em Mineápolis, um homem negro de 46 anos, após um policial branco ajoelhar-se em seu pescoço durante quase nove minutos.

Protesto 'Black Lives Matter' em Londres
Protesto 'Black Lives Matter' em Londres
Foto: Dylan Martinez / Reuters

No Reino Unido, o debate está forte em relação a monumentos de pessoas envolvidas no passado imperialista do país, especialmente depois que a estátua do comerciante de escravos Edward Colston foi derrubada e atirada do porto de Bristol, no fim de semana passado.

A polícia afirmou, neste sábado, que algumas pessoas estavam levando armas aos protestos de Londres. Eles impuseram restrições de rotas aos dois grupos e disseram que as manifestações precisavam terminar até as 17h (horário local).

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade