Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Príncipe Andrew renuncia título na família real: como fica a linha de sucessão? Entenda

Comunicado foi feito em meio a ligações com Jeffrey Epstein, condenado por tráfico sexual de menores

17 out 2025 - 18h51
(atualizado às 19h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Decisão do príncipe Andrew foi tomada após conversa com seu irmão, rei Charles III
Decisão do príncipe Andrew foi tomada após conversa com seu irmão, rei Charles III
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O príncipe Andrew abriu mão dos títulos da família real britânica. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 17, em meio à pressão de seu irmão, o rei Charles III, devido a seu envolvimento com Jeffrey Epstein, condenado por tráfico sexual de menores. Mas, e agora, como fica a linha de sucessão com sua renúncia? Entenda!

Andrew é o segundo filho de Elizabeth II, que faleceu aos 96 anos em 2022. Além disso, ele é irmão do rei Charles III.  Com a morte de Elizabeth II, Charles assumiu o trono. Com isso, o primeiro na linha sucessória do trono passou a ser o seu filho, o príncipe William, que é casado com a princesa Kate.

Príncipe William, filho do rei Charles III
Príncipe William, filho do rei Charles III
Foto: Reprodução/Instagram/@princeandprincessofwales

Depois o trono passará para os filhos de William: George, Charlotte e Louis, respectivamente, do mais velho para o mais novo. Todos ainda são crianças.

Após isso, viria a vez do príncipe Harry, que é casado com Meghan Markle, e de seus filhos: Archie e Lilibet, também ainda crianças.

Apenas depois de todos esses nomes que viria a vez do príncipe Andrew,  o 'oitavo' na fila da sucessão. Andrew renunciou aos títulos, mas permanece na linha sucessória por ser filho de Elizabeth II. 

Veja abaixo a linha de sucessão ao trono britânico:

1. Príncipe William, o príncipe de Gales;

2. Príncipe George de Gales;

3. Princesa Charlotte de Gales; 

4. Príncipe Louis de Gales;  

5. Duque de Sussex, príncipe Harry;  

6. Príncipe Archie de Sussex;

7. Princesa Lilibet de Sussex;

8. Príncipe Andrew;

9. Princesa Beatrice, filha de Andrew;

10. Sienna Mapelli Mozzi, filha de Beatrice e Edoardo Mapelli Mozzi.

O Duque de Sussex, o príncipe Harry
O Duque de Sussex, o príncipe Harry
Foto: Reprodução/Getty Images

Mais sobre a renúncia

O príncipe Andrew anunciou nesta sexta-feira, 17, que deixará de usar seus títulos reais, incluindo o de duque de York e sua participação como membro na Ordem da Jarreteira - ordem de cavalaria fundada por Eduardo III da Inglaterra em 1348 -, após uma conversa com o rei Charles e outros membros da família real britânica. 

Em comunicado divulgado pelo Palácio de Buckingham, Andrew afirmou que a medida foi tomada em consenso com o rei e seus familiares mais próximos. "Em conversa com o Rei e com minha família imediata e ampliada, concluímos que as acusações contínuas contra mim desviam a atenção do trabalho de Sua Majestade e da Família Real", declarou o príncipe.

O integrante da família real britânica foi amplamente criticado desde 2015, quando Virginia Giuffre o denunciou por crimes sexuais. A vítima afirmou que foi traficada por Epstein e forçada a ter relações com os amigos do financista, incluindo o príncipe, que sabia se tratar de uma menor de idade à época. 

Durante o processo, ele perdeu os títulos militares e foi retirado de diversas organizações filantrópicas. Em 2019, o príncipe se retirou da vida pública.

No anúncio desta sexta, o príncipe não se desculpou pelo escândalo e negou as acusações "vigorosamente". Andrew continuará como príncipe, mas perderá o título de duque de York.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade