PUBLICIDADE

América Latina

Chile: vulcão Calbuco gera alerta vermelho após nova erupção

Mais de 4 mil pessoas já foram evacuadas das cidades de Ensenada, Alerce, Colonia Río Sur e Correntoso, na região dos Lagos

23 abr 2015 - 03h20
(atualizado às 08h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Vulcão Calbuco entra em nova erupção, mantendo alerta vermelho no Chile
Vulcão Calbuco entra em nova erupção, mantendo alerta vermelho no Chile
Foto: Rafael Arenas / Reuters

O vulcão chileno Calbuco, situado a 1.000 quilômetros ao sul de Santiago, voltou a entrar em erupção nesta quinta-feira, a segunda vez em poucas horas, mantendo o alerta vermelho decretado na região pelas autoridades do país.

A nova erupção ocorreu por volta de 1h locais (mesmo horário de Brasília), informaram o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) e o Observatório Vulcanológico dos Andes do Sul (OVDAS), que recomendaram a manutenção da área de restrição de 10 quilômetros.

Siga o Terra Notícias no Twitter

"As autoridades chilenas continuam atentas e informarão sobre qualquer mudança apresentada na atividade do vulcão", indicaram os dois órgãos em comunicado divulgado na internet.

A inesperada erupção do Calbuco, 43 anos depois da última atividade registrada, representa uma "alta ameaça para a população", motivo pelo qual as autoridades decretaram alerta vermelho nas localidades de Puerto Varas e Puerto Montt.

Mais de 4 mil pessoas já foram evacuadas das cidades de Ensenada, Alerce, Colonia Río Sur e Correntoso, na região dos Lagos, informou o Ministério do Interior, apesar de mais de 60 mil habitantes viverem na região afetada pela erupção do vulcão.

Além disso, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou estado de exceção por catástrofe na província de Llanquihue e no município de Puerto Octay. 

Vulcão Calbuco entra em nova erupção, mantendo alerta vermelho no Chile
Vulcão Calbuco entra em nova erupção, mantendo alerta vermelho no Chile
Foto: Rafael Arenas / Reuters

Esta decisão permite às forças armadas e de ordem se desdobrarem em terreno e tomarem o controle da situação, além de colaborar nos trabalhos de evacuação das pessoas que habitam em uma área de 20 quilômetros ao redor do maciço montanhoso, considerada como "zona de exclusão imediata".

O subsecretariado do Interior, por sua parte, determinou um toque de recolher entre às 23h45 locais de ontem e às 9h de quinta-feira (entre 0h45 e 10h30 de quinta-feira em Brasília) nas localidades de Puerto Montt, Puerto Varas e Puerto Octay para evitar roubos nas centenas de casas e lojas que ficaram vazias após a evacuação.

As autoridades regiões também suspenderam as aulas por tempo indeterminado. Além disso, foi instalado também um alerta sanitário pouco depois da primeira erupção, que aconteceu por volta das 18h locais de ontem (mesmo horário de Brasília).

Chileno em voo de wingsuit atravessa bandeira rente a vulcão:

Uma hora depois de o vulcão ter entrado em atividade, o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, convocou uma reunião urgente do Comitê Operacional de Emergência em Santiago.

O ministro pediu à população que se mantenha informada e siga as instruções do Escritório Nacional de Emergência, assim como dos militares e policiais envolvidos nas operações em terreno.

O vulcão Calbuco, situado a 2.015 metros acima do nível do mar, está a 30 quilômetros de importantes regiões de cidades como Ensenada, Puerto Varas e Puerto Montt.

Embora não entrasse em erupção desde 1972, os geólogos consideram o Cabulco perigoso devido a seu potencial destrutivo.

Após erupção de vulcão no Chile autoridades evacuam região:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade