'Vampirach': neto de Fidel Castro viraliza em Cuba com vídeos polêmicos
Sandro Castro já se envolveu em polêmicas ao mostrar uma vida de luxo
Sandro Castro, neto de Fidel Castro, criou o personagem "Vampirach" e viralizou em Cuba com vídeos humorísticos que ironizam a crise no país, gerando tanto entretenimento quanto controvérsias, especialmente entre apoiadores do governo.
Sandro Castro, neto de Fidel Castro, voltou a agitar as redes sociais em Cuba com suas publicações extravagantes e irônicas sobre a crise que assola a ilha. Aos 33 anos e com 120 mil seguidores no Instagram, o jovem criou o personagem "Vampirach", que aparece em esquetes humorísticas fantasiado de monge, vampiro, gatinho ou até vestindo a camisa do Barcelona. Seus vídeos, que mesclam piadas bobas e comentários sutis sobre a realidade cubana, divertem parte do público, mas também geram revolta entre apoiadores do governo comunista.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em uma das gravações que viralizaram, Sandro aparece segurando uma garrafa da cerveja nacional Cristal, apelidada por ele de "Cristach": "Hoje acordei com a minha receita favorita, frango na cerveja... e não tem frango", brinca, ironizando a escassez de alimentos no país.
As brincadeiras também atingem os constantes apagões que atingem a população: "Se eu te pego como a UNE (empresa de eletricidade), te dou de quatro em quatro horas, de segunda a segunda", diz, em referência aos cortes de energia.
Apesar do humor, as publicações incomodaram figuras alinhadas ao governo, conforme a agência de notícias AFP. O escritor Ernesto Limia criticou o comportamento de Sandro em sua página no Facebook: "Sandro não é o inimigo da revolução, embora o seu apelido cause danos. Sandro é um idiota. Ele não tem afeição pelo avô, nem respeita a sua memória".
A família Castro sempre manteve uma vida reservada, especialmente durante o período em que Fidel estava no poder. Sandro, no entanto, ganhou projeção em 2021, durante a pandemia, quando um vídeo vazado mostrou o jovem dirigindo um Mercedes-Benz de luxo: "Somos simples, mas de vez em quando precisamos tirar estes brinquedinhos que temos em casa", disse na ocasião. A gravação viralizou e gerou tanta indignação que ele acabou pedindo desculpas publicamente.
O histórico de polêmicas cresceu no fim de 2024, quando a festa de aniversário de Sandro em um bar de sua propriedade coincidiu com um apagão que afetou grande parte do país na véspera.