PUBLICIDADE

Fidel Castro, o herói e ditador de Cuba

26 nov 2016 - 07h58
Compartilhar
Exibir comentários

Ele comandou Cuba por 49 anos, mais tempo que qualquer não monarca no século 20. Para uns, será lembrado como o líder que tornou a nação um modelo de saúde e educação. Para outros, foi um ditador e inimigo da democracia.Fidel Castro podia fazer discursos que duravam horas. Às vezes, o carismático revolucionário prendia seu público durante cinco, até sete horas. Seu alvo favorito nunca mudou, e até o fim da vida ele foi um incansável crítico do arqui-inimigo: os Estados Unidos da América. "A multinacionais yankees jamais renunciarão ao controle das terras, das águas, das minas, dos recursos naturais de nossos países", escreveu o ex-chefe de Estado, de governo, do Exército e do Partido Comunista - o único oficialmente reconhecido - na edição de 16 de abril de 2012 do Granma, o órgão oficial do partido.

Fidel, como é chamado por muitos cubanos, escolheu cedo lutar pelo socialismo e lutou toda a vida pelo seu ideal de justiça e pela independência de Cuba. Ele nutria ódio às nações industrializadas e sua ordem econômica capitalista.

De advogado a líder rebelde

Fidel Alejandro Castro Ruz nasceu em 1926, em Birán, no leste de Cuba. Alguns historiadores citam 1927 como o ano de nascimento. Ele e seus seis irmãos cresceram num ambiente abastado. Depois de estudar Direito, Fidel se estabeleceu como advogado em Havana. Sua clientela seria composta principalmente por habitantes dos bairros mais pobres. Ele já atuava politicamente nos tempos de universitário, chegando a se candidatar em 1952 às eleições parlamentares. Mas as votações não chegaram a acontecer devido ao golpe de Estado promovido por Fulgencio Batista.

A partir desse momento, Fidel passou a ter como sua principal meta derrubar o ditador, reunindo em torno de si pessoas com essa mesma intenção - entre elas, Ernesto "Che" Guevara. As tentativas promovidas pelo exército rebelde de Fidel fracassaram em 1953 e 1955, e o comandante en jefe foi forçado a fugir para as montanhas.

"Quando Castro anunciou que derrubaria Batista, as pessoas pensavam que ele não estava muito bem da cabeça", afirma Volker Skierka, jornalista alemão e autor de uma biografia sobre o "máximo líder". Foi então que aconteceu o triunfo que o transformou num libertador, aos olhos de muitos cubanos e de seus seguidores. Batista fugiu da ilha. Em 1° de janeiro de 1959, Castro proclamou o triunfo da revolução e chegou ao poder na nação caribenha, consolidando-o, a partir de então, de forma contínua.

Cuba de Fidel

Com seus planos socialistas, Fidel atraiu repetidamente contra si a ira dos Estados Unidos - encontrando aliados no chamado bloco comunista, incluindo a Alemanha Oriental. De acordo com estimativa do Ministério alemão do Exterior, cerca de 30 mil cubanos estudaram ou trabalharam na Alemanha, especialmente na antiga Alemanha Oriental.

A União Soviética apoiou Cuba, a princípio financeiramente, e em 1962 também estacionou mísseis de médio alcance na ilha. Os EUA responderam prontamente, mas a chamada "crise dos mísseis de Cuba" conseguiu ser superada sem a temida guerra nuclear.

No entanto, o embargo comercial dos EUA a Cuba, que entrou em vigor naquele mesmo ano, ainda pesa sobre a relação entre os dois países - e sobre a economia da nação caribenha. Após o colapso da União Soviética, a situação econômica de Cuba voltou a piorar devido à dependência dos recursos vindos de Moscou.

Desde o início, Fidel investiu continuamente nos sistemas estatais de educação e de saúde. Até hoje, são considerados os melhores da região. Mas, ao mesmo tempo, negou a seu povo a liberdade de expressão e de informação, mandou opositores políticos para a prisão e "acertou as contas de forma implacável com seus inimigos", como definiu o ex-embaixador alemão em Cuba, Bernd Wulffen.

"Fidel Castro ficará em nossa memória como aquele que mandou prender centenas de pessoas apenas devido a suas pacíficas atividades políticas", ressalta Maja Liebing, especialista em Cuba da seção alemã da Anistia Internacional. Ela lembra que centenas de milhares de cubanos deixaram a ilha por causa da política de Fidel.

Para o consultor financeiro alemão Hans-Olaf Henkel, detentor de diversos prêmios por seu engajamento social e econômico, Fidel era um exemplo na década de 60, por causa de sua coragem. "Se ele tivesse se tornado um democrata, as pessoas construiriam monumentos para ele no mundo inteiro", afirma.

Quase meio século no poder

Após adoecer gravemente, em julho de 2006, Fidel se retirou da política e, em 2008, entregou formalmente a liderança do Estado a seu irmão Raúl Castro. Fidel permaneceu 49 anos no poder - nenhum outro não monarca governou por mais tempo uma nação no século 20.

Raúl Castro, que foi eleito em 2008 pelo Parlamento como o novo presidente dos conselhos de Estado e de Ministros e, depois, como secretário-geral do PCC, começou lentamente a abrir o país. Como consequência dessa abertura, em julho de 2015, os Estados Unidos e Cuba anunciaram a normalização de suas relações diplomáticas e a abertura de embaixadas após mais de 50 anos sem laços diplomáticos. Em 20 de março de 2016, Barack Obama se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos em exercício do cargo a visitar Cuba em 88 anos.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade