PUBLICIDADE

América Latina

"Não há espaço para regime não democrático", diz Temer

Presidente afirma esperar que Venezuela reencontre caminho da democracia e possa retornar ao Mercosul

6 ago 2017 - 17h05
(atualizado às 18h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da República, Michel Temer, afirmou neste domingo (6), ao comentar a situação política na Venezuela, que não há mais espaço para alternativas não democráticas na América do Sul.

Em referência à decisão de suspender a participação da Venezuela do Mercosul, Temer disse que espera que o país vizinho reencontre o caminho da democracia e possa retornar ao bloco.

"Não há espaços para alternativas não democráticas", diz Temer:
Foto: Reuters

"Esperamos que a Venezuela encontre o caminho para a recomposição da ordem democrática, no respeito à diversidade de visões e posições. Queremos uma Venezuela que, de volta à democracia, possa voltar também ao Mercosul, onde será recebida de braços abertos", declarou Temer em vídeo divulgado nas redes sociais da Presidência.

Temer ressaltou que a situação da Venezuela "vem se deteriorando ao longo do tempo" e que a decisão do governo venezuelano de anular os poderes do Parlamento e convocar uma nova Assembleia Constituinte causa preocupação.

O presidente destacou que Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai ofereceram oportunidades de diálogo, mas que, com a recusa da Venezuela, o bloco decidiu suspender a adesão do vizinho. "A medida que se impunha era a da suspensão da Venezuela. O Protocolo de Ushuaia, que exige a democracia nos países contratantes, é claríssimo, a plena vigência das instituições democráticas é condição essencial para o processo de integração no Mercosul", afirmou.

Temer afirmou ainda que o Brasil, que atualmente preside o Mercosul, apoia o povo venezuelano e continuará atento aos desdobramentos da crise no país.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade