PUBLICIDADE

Morte de Hugo Chávez

Cuba anuncia homenagem póstuma a Hugo Chávez

6 mar 2013 - 11h16
(atualizado às 11h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Cuba realizará nesta quinta-feira uma jornada de homenagem póstuma ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que morreu ontem em Caracas a consequência de um câncer detectado em junho de 2011, informou hoje a imprensa local.

As homenagens vão ocorrer entre às 8h e às 20h em toda a Ilha. Em Havana, os atos serão realizados no Memorial José Martí, na Praça da Revolução.

"No meio da profunda dor e consternação pela morte do querido presidente venezuelano Hugo Rafael Chávez Frias, amanhã, quinta-feira, entre às 8h da manhã e às 20h da noite, nosso povo renderá sentida e patriótica homenagem ao líder da Revolução Bolivariana", afirmaram hoje os jornais oficiais Granma e Juventud Rebelde, os principais de Cuba.

O Conselho de Estado de Cuba decretou ontem três dias de luto nacional e oficial (de hoje até sexta-feira) pela morte de Chávez, o principal aliado da ilha no século XXI.

Em sinal de pesar, tanto o Granma como Juventud Rebelde trocaram em suas capas suas tradicionais cores pelo branco e o negro.

Os dois jornais publicaram a declaração oficial do governo de Cuba sobre a morte do líder bolivariano com o título "Até mais ver, Comandante" e dedicaram a maior parte de suas páginas a Hugo Chávez.

Na declaração oficial, o Executivo da ilha expressou sua "eterna lealdade" à memória e legado de Chávez e o apoio "irrestrito" a sua revolução bolivariana.

Até o momento não foram divulgadas reações pessoais sobre a morte de Hugo Chávez nem do presidente do país, Raúl Castro, nem de seu irmão, Fidel, o líder da revolução cubana.

Também ainda não foi confirmado oficialmente se o general Raúl Castro viajará para Caracas para assistir os funerais de Chávez.

O político venezuelano, 58 anos, morreu ontem após uma intensa batalha contra um câncer detectado na região pélvica durante uma visita a Cuba em junho de 2011.

Desde então, foram constantes as viagens de Chávez à ilha para se submeter a intervenções cirúrgicas (quatro em menos de dois anos), receber tratamentos de quimioterapia e radioterapia ou para revisões médicas.

A última estadia de Chávez em Cuba, para sua quarta e última intervenção cirúrgica, prolongou-se de 10 de dezembro de 2012 até 18 de fevereiro.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/hugo-chavez/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/hugo-chavez/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade