PUBLICIDADE

América Latina

México: capturado ex-chefe de cartel, envolvido em mais de 350 mortes

30 ago 2013 - 04h16
(atualizado às 04h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia mexicana capturou um ex-chefe do cartel de drogas Sinaloa, acusado de estar envolvido na morte de mais de 350 pessoas encontradas em diversas valas em 2011, de acordo com as autoridades do país informaram nessa quinta-feira.

Mario Nunez, 39 anos, também conhecido como “M-10”, foi detido na quarta-feira na cidade de Ciudad Juarez, famosa por apresentar um dos maiores índices de violência do mundo, segundo Eduardo Sanchez, porta-voz da segurança federal.

Ex-policial, Nunes começou sua "carreira" no tráfico trabalhando com o cartel Juarez, antes de se juntar ao grupo rival, supostamente liderado por Joaquin Guzman, o homem mais procurado do México.

De acordo com a polícia, Nunes é um dos responsáveis pelo aumento da violência em Ciudad Juarez - cidade que está na fronteira com El Paso (Texas, Estados Unidos) - que passou a registrar tiroteios durante o dia, emboscadas contra a polícia e sequestros.

Documentos da justiça americana apontam que Guzman contratou Nunes e lhe deu o trabalho de controlar os caminhos utilizados para o contrabando de drogas através da fronteira entre os países. Para isso, “M-10” teria utilizado “mercenários” para cometer assassinatos, incluindo mutilações e decapitações.

O governo mexicano diz que a briga pelo poder de Nunes com outro traficante em 2011 resultou na morte de mais de 350 pessoas, cujos corpos foram encontrados em 23 valas no Estado de Durango. Ainda segundo o governo, o traficante pode ser condenado a até 40 anos de prisão.

Com informações da agência AP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade