PUBLICIDADE

América Latina

Líder de cartel é detido por sumiço de estudantes no México

43 estudantes desapareceram no estado mexicano de Guerrero

20 out 2014 - 14h54
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal mexicana deteve o líder do cartel Guerreros Unidos, Sidronio Casarrubias Salgado, acusado de envolvimento no desaparecimento de 43 estudantes em 26 de setembro que chocou o país. O grupo criminoso teria atuado em parceria com oficiais das cidades de Iguala -onde ocorreu o crime - e Cocula, no estado de Guerrero.

De acordo com autoridades de segurança locais, a detenção pode abrir uma nova linha de investigação. Além do criminoso, já foram presos em meio à investigação, 36 policiais municipais e outros 17 membros do cartel Guerreros Unidos.

Até o momento ainda não há notícias sobre os alunos desaparecidos após enfrentamento com a polícia municipal em Iguala quando participavam de uma manifestação, em um episódio que deixou seis mortos, três deles estudantes. O desaparecimento tem causado comoção em todo território mexicano. Protestos têm sido realizados em diversas regiões do país. População acredita que autoridades não estão dando devida atenção ao caso e pedem punição de culpados.

População local sofre com altos índices de violência especialmente desde dezembro de 2006, quando o ex-presidente Felipe Calderón assumiu o Poder dando início a uma "guerra ao narcotráfico" que já deixou ao menos 150 mil mortos, segundo números oficiais.

Fonte: ANSA Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade