PUBLICIDADE

América Latina

Corpos achados no México não são de estudantes desaparecidos

Os jovens desapareceram em 26 de setembro

14 out 2014 - 22h01
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Fossas clandestinas encontradas&nbsp;na periferia de Iguala, no estado mexicano de Guerrero, em 13 de outubro</p>
Fossas clandestinas encontradas na periferia de Iguala, no estado mexicano de Guerrero, em 13 de outubro
Foto: Henry Romero / Reuters

Os testes de DNA determinaram que os 28 corpos encontrados em fossas nos arredores da cidade de Iguala, no sul do México, não correspondem a nenhum dos 43 estudantes desaparecidos desde o dia 26 de setembro, informou nesta terça-feira a procuradoria-geral.

"Nenhum" dos jovens foi identificado entre os 28 corpos encontrados no dia 4 de outubro em cinco fossas na região de Iguala, revelou o procurador Jesús Murillo Karam em entrevista coletiva.

Os estudantes estão desaparecidos desde o dia 26 de setembro, quando um grupo da escola do Magistério de Ayotzinapa, cidade rural do estado de Guerrero, se apoderou de vários ônibus para viajar à vizinha Iguala, onde arrecadariam fundos para seus estudos.

A polícia de Iguala, com o apoio de pistoleiros de um cartel local, agiu para reprimir o grupo.

Nesta terça-feira, a promotoria estadual informou que nas últimas horas foram capturados 14 policiais no município de Cocula, que falsificaram boletins de ocorrência para ocultar sua participação no desaparecimento dos estudantes.

Os policiais detidos revelaram que "receberam um grupo de estudantes, que posteriormente foi entregue nos limites dos municípios de Iguala e Cocula" a homens do cartel dos Guerreiros Unidos, disse Tomás Zerón, diretor da Agência de Investigação Criminal da promotoria.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade