PUBLICIDADE

Mundo

Kuczynski pede que peruanos aceitem indulto a Fujimori

26 dez 2017 - 07h32
(atualizado às 08h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Manifestantes protestam depois que o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, concedeu indulto ao ex-presidente Alberto Fujimori em Lima, no Peru 25/12/2017 REUTERS/Guadalupe Pardo
Manifestantes protestam depois que o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, concedeu indulto ao ex-presidente Alberto Fujimori em Lima, no Peru 25/12/2017 REUTERS/Guadalupe Pardo
Foto: Reuters

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, defendeu o indulto que concedeu a Alberto Fujimori na segunda-feira como uma clemência justificada a um homem doente, cujo governo autoritário ajudou o país a progredir na década de 1990, depois que peruanos protestaram pelo segundo dia.

Dirigindo-se aos peruanos pela primeira vez após perdoar Fujimori na véspera do Natal, Kuczynski pediu que aqueles que estavam protestando contra sua decisão "virassem a página" e a aceitassem.

O indulto levou o governo de centro-direita de Kuczynski a uma nova crise política, menos de uma semana depois que o Congresso quase o retirou do poder no auge de um escândalo de corrupção.

Mais cedo na segunda-feira, a polícia jogou gás lacrimogêneo para dispersar multidões no centro de Lima no segundo dia de protestos, enquanto um terceiro parlamentar anunciou que estava deixando o partido de Kuczynski.

Fujimori, que tem 79 anos assim como Kuczynski, é uma figura profundamente polêmica no Peru. Enquanto muitos o consideram um ditador corrupto, outros lhe dão crédito por encerrar uma grave crise econômica e por reprimir uma rebelião de esquerda durante sua década no poder.

O indulto liberou Fujimori de condenações por corrupção e violações de direitos humanos, após cumprir 12 anos de uma pena de 25 anos de prisão.

Veja também

Entrevista: Neymar se vê mais "cascudo" às vésperas da Copa:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade