Incêndio florestal nos Estados Unidos obriga turistas a deixarem Grand Canyon
Autoridades americanas ordenaram nesta sexta-feira (11) a evacuação de turistas do Grand Canyon, no sudoeste dos Estados Unidos, devido a um incêndio florestal que está fora de controle.
Autoridades americanas ordenaram nesta sexta-feira (11) a evacuação de turistas do Grand Canyon, no sudoeste dos Estados Unidos, devido a um incêndio florestal que está fora de controle.
"Todos os visitantes do Parque Nacional do Grand Canyon devem evacuar imediatamente", anunciou o Serviço Nacional de Parques na noite de quinta-feira. A ordem de evacuação foi emitida depois que um incêndio florestal chegou à área mais ao norte, próxima ao monumento turístico. O fogo já queimou mais de 400 hectares de mata.
De acordo com autoridades, os bombeiros trabalham no local para conter as chamas, mas o incêndio ainda não foi contido.
"Retiramos aproximadamente 40 pessoas da localidade. Muitas outras deixaram a área antes mesmo da nossa chegada", disse o porta-voz do xerife do condado de Coconino, Jon Paxton. "A maioria das pessoas que conseguimos retirar estava acampada. Esta área é um planalto desértico e, em grande parte, uma floresta aberta adequada para acampamento", finalizou.
A área ao sul do parque, que também é turística, permanece acessível.
Situação crítica
Um alerta de calor extremo foi emitido para a região do Grand Canyon. As temperaturas previstas para a área nos próximos dias podem ultrapassar 46°C à sombra. Há três dias, guardas florestais encontraram uma pessoa de 67 anos morta no parque. As evidências iniciais sugerem que a morte está relacionada ao calor.
O Grand Canyon é um desfiladeiro esculpido na região do rio Colorado e é um dos pontos turísticos mais visitados dos Estados Unidos, atraindo quase cinco milhões de visitantes por ano.
Outro parque nacional, o Black Canyon of the Gunnison, na mesma região, foi inteiramente evacuado por causa de outro incêndio florestal. De acordo com autoridades, o fogo nesta localidade já devastou mais de 600 hectares. Este incêndio ainda não foi controlado porque o fogo se alastra impulsionado por ventos fortes numa área em que a vegetação é muito seca nesta época do ano.
O Hemisfério Norte tem sofrido nos últimos anos com incêndios florestais. Em 2025, regiões da Coreia do Sul, Japão e Grécia combateram focos de fogo em matas.
(Com AFP)