PUBLICIDADE

América Latina

Equador lidera lista de melhores países para passar aposentadoria

2 jan 2015 - 18h11
Compartilhar

Em busca de um local seguro e acessível para se aposentar? Com clima quente, habitação de preço acessível e benefícios generosos, o Equador foi escolhido o melhor país para se aposentar pelo InternationalLiving.com.

Equatorianos andam de bicicleta no Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, em Tababela, nos arredores de Quito, no Equador, em maio de 2013. 19/05/2013
Equatorianos andam de bicicleta no Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, em Tababela, nos arredores de Quito, no Equador, em maio de 2013. 19/05/2013
Foto: Guillermo Granja / Reuters

O país da América do Sul que faz fronteira com Colômbia e Peru lidera o índice de aposentadoria global feito anualmente pelo site, marcando pontos pelo custo de vida, entretenimento e comodidades.

Logo após estão Panamá, México, Malásia e Costa Rica, formando os cinco melhores países no índice, que analisa oito critérios para determinar os melhores países para aposentadoria.

"Os maiores paraísos do mundo para se aposentar em 2015 podem pontilhar a paisagem da Ásia à América Latina à Europa, mas eles compartilham de certos aspectos", disse Jennifer Stevens, editora executiva do InternationalLiving.com.

A Malásia, melhor país da Ásia para se aposentar, ganhou pontos pela facilidade de adaptação, entretenimento e comodidades, bem como baixo custo de vida. Lá, uma refeição com uma garrafa de vinho pode custar 5 dólares e uma visita ao médico apenas 15 dólares.

Na Europa, a Espanha, em sexto lugar no ranking, foi o melhor país para aposentadoria graças ao seu clima quente e baixo custo de vida quando comparado a outros países europeus. A Espanha também somou pontos por infraestrutura, um sistema de saúde reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos melhores do mundo e entretenimento.

O vizinho Portugal ficou em nono lugar, seguido de Tailândia, que ganhou pontos pelos baixos custos do sistema de saúde, cultura e habitação de preço acessível.

(Reportagem de Patricia Reaney)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade