PUBLICIDADE

América Latina

Eleição na Venezuela cria risco de novos tumultos e sanções

16 out 2017 - 08h19
(atualizado às 08h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Chefe da campanha eleitoral da oposição da Venezuela, Gerardo Blyde, durante coletiva de imprensa, em Caracas 15/10/2017 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Chefe da campanha eleitoral da oposição da Venezuela, Gerardo Blyde, durante coletiva de imprensa, em Caracas 15/10/2017 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Foto: Reuters

A oposição da Venezuela se recusou nesta segunda-feira a reconhecer uma vitória surpreendente dos socialistas do presidente Nicolás Maduro em uma eleição para governadores no final de semana, o que pode resultar em uma retomada de protestos e em novas sanções internacionais contra a economia do país em grave crise.

O Conselho Nacional Eleitoral, pró-governo, disse que os candidatos aliados a Maduro venceram em 17 Estados, contra seis da oposição, na votação de domingo, que teve mais de 61% de comparecimento.

O ótimo resultado do governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) foi inesperado, já que a escassez de alimentos devastadora e a inflação que corrói os salários vêm despertando fúria contra Maduro.

As pesquisas levavam a crer que os opositores obteriam uma maioria com facilidade, e uma delas lhes atribuiu 44,7% das intenções de voto contra 21,1% para o governo.

Líderes oposicionistas desolados denunciaram irregularidades, pediram uma reação nas ruas nesta segunda-feira e exigiram uma auditoria do pleito, mas não apresentaram nenhum indício de fraude de imediato.

"Nem os venezuelanos nem o mundo engolirão esta ficção", disse o chefe da campanha eleitoral da oposição, Gerardo Blyde.

Desanimados com suas chances de afastar Maduro por meio de manifestações ou das urnas, muitos apoiadores da oposição agora esperam que sanções estrangeiras o prejudiquem.

Nicolás Maduro fala a apoiadores após o resultado das eleições
Nicolás Maduro fala a apoiadores após o resultado das eleições
Foto: Reuters

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já impôs sanções a autoridades da Venezuela, incluindo Maduro, e limitou a capacidade de o país emitir novos títulos da dívida, o que assustou os bancos e complicou as operações da petroleira estatal PDVSA.

A União Europeia também pode adotar medidas contra Maduro, um ex-motorista de ônibus e ministro das Relações Exteriores eleito por uma pequena margem para substituir Hugo Chávez em 2013 após sua morte.

Em casa, porém, ainda não se sabe se os apoiadores da oposição estão dispostos a voltar às ruas depois que quatro meses de protestos exaustivos neste ano não bastaram para forçar Caracas a convocar uma eleição presidencial antecipada, libertar ativistas presos ou aceitar ajuda humanitária.

Ao menos 125 pessoas morreram, e milhares ficaram feridas ou foram presas, em episódios de violência que provocaram paralisações em partes do país.

O resultado da eleição de domingo ainda pode agravar as disputas relativas à estratégia da coalizão opositora permanentemente dividida. 

Veja também

Leilão do maior diamante rosa do mundo pode atingir R$ 94 mi:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade