Veja íntegra das acusações contra Maduro nos EUA
Presidente venezuelano vai responder por quatro crimes
Nicolás Maduro foi acusado nos EUA de narcoterrorismo, tráfico de cocaína, posse e conspiração para posse de metralhadoras, sendo apontado como líder de um governo corrupto e ligado a redes criminosas internacionais.
O Procurador federal do distrito sul de Nova York, Jay Clayton, assinou as acusações dos Estados Unidos contra Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, capturado na madrugada deste sábado, 3.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O documento divulgado pela procuradora-geral Pam Bondi contém 25 páginas com detalhes sobre as acusações. Além de Maduro, outras cinco pessoas são mencionadas: Diosdado Cabello (Ministro do Interior, Justiça e Paz), Ramón Rodríguez Chacín (ex-ministro do Interior, Justiça e Paz), Cilia Flores (esposa de Maduro), Nicolás Maduro Guerra (filho de Maduro) e Niño Guerrero (líder do grupo criminoso Tren de Aragua)
Veja quais são as quatro acusações contra Maduro:
- Conspiração para o narcoterrorismo
- Conspiração para importação de cocaína
- Posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos
- Conspiração para posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos
Ao falar sobre Maduro, o procurador o coloca como responsável por ocupar o topo de um governo corrupto e ilegítimo que, por décadas, usou o poder governamental para proteger e promover atividades ilegais, incluindo o tráfico de drogas.
De acordo com a denúncia, o tráfico de drogas em larga escala ajudou a concentrar poder e riqueza nas mãos do presidente venezuelano e de seus familiares. Para isso, Maduro teria feito parcerias com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Exército de Libertação Nacional (ELN), o Cartel de Sinaloa, Los Zetas e Tren de Aragua. Leia a íntegra da acusação em inglês aqui!